O ensino de gerência em enfermagem na graduação: uma revisão integrativa

Autores

  • Mara Solange Gomes Dellaroza Universidade Estadual de Londrina
  • Cristiane Nakaya Tada Universidade Estadual de Londrina
  • Maria do Carmo Lourenço Haddad Universidade Estadual de Londrina
  • Marli Terezinha Oliveira Vannuchi Universidade Estadual de Londrina
  • Vanessa Gomes Maziero Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2015v36n1Suplp149

Palavras-chave:

Gerência, Educação em enfermagem, Administração em enfermagem, Ensino, Administração de serviços de saúde.

Resumo

O estudo tem como objetivo identificar a dinâmica do ensino de gerência na graduação de enfermagem. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura com pesquisa realizada nas seguintes bases de dados on-line: Scielo, Medline, BDENF e Lilacs. As palavras chaves utilizadas no estudo foram: educação baseada em competências, competência profissional, educação em enfermagem, organização e administração, gerência, enfermagem, avaliação educacional, organização de serviços gerenciais, gerenciamento da prática profissional e ensino. Foram incluídos todos os artigos publicados nos últimos 10 anos que respondiam a questão norteadora que abordasse o ensino de gerência de enfermagem no Brasil, publicado em qualquer idioma. Foram excluídos os que não se apresentavam em texto completo. Dos 1432 estudos encontrados, após o cruzamento das palavras chaves, somente 8 foram selecionados por responderem ao objetivo desta revisão. A partir dos resultados encontrados, surgiram três categorias temáticas relacionadas: aos planos de ensino, carga horária e conteúdo programático; metodologias de ensino aprendizagem em gerência em enfermagem; desafios enfrentados no desenvolvimento do ensino de gerência em enfermagem.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mara Solange Gomes Dellaroza, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Enfermagem. Área de administração em enfermagem. Especialista em saúde do idoso e controle de dor.

Cristiane Nakaya Tada, Universidade Estadual de Londrina

Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de Marília.

Maria do Carmo Lourenço Haddad, Universidade Estadual de Londrina

Doutorado em Enfermagem Fundamental pela Universidade de São Paulo. Professor Associado da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina-PR.

Marli Terezinha Oliveira Vannuchi, Universidade Estadual de Londrina

Graduação em Farmácia Bioquímica e Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina. Mestrado em Ciências de Alimentos pela Universidade Estadual de Londrina. Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Professor Associado do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina-PR.

Vanessa Gomes Maziero, Universidade Estadual de Londrina

Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP. Residência em Gerência de Serviços de Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da Universidade de São Paulo - USP.

Downloads

Publicado

2015-03-09

Como Citar

1.
Dellaroza MSG, Tada CN, Haddad M do CL, Vannuchi MTO, Maziero VG. O ensino de gerência em enfermagem na graduação: uma revisão integrativa. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 9º de março de 2015 [citado 28º de março de 2024];36(1Supl):149-58. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/19229