Em defesa do sistema único de saúde: discursos de vereadores, conselheiros e profissionais de saúde

Autores

  • Karly Garcia Delamuta Universidade Estadual de Londrina
  • Flaviana Alves Dias Universidade Estadual de Londrina
  • Marisa Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Célia Regina Rodrigues Gil Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2015v36n1Suplp137

Palavras-chave:

Sistema Único de Saúde, Atenção primária em saúde, Participação popular, Recursos humanos em saúde, Políticas públicas de saúde.

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar as percepções de conselheiros municipais de saúde, profissionais da atenção primária e vereadores sobre o Sistema Único de Saúde e a Política Nacional da Atenção Básica. A partir destes, pretende-se analisar seu envolvimento para melhoria do sistema e verificar a participação em projetos que fomentem discussões sobre os desafios desta temática. A investigação teve abordagem qualitativa, sendo os dados coletados por meio de 28 entrevistas semiestruturadas realizadas entre novembro e dezembro de 2010, no município de Londrina-PR. Entre os grupos entrevistados fica evidente maior aproximação conceitual dos profissionais de saúde, quanto as políticas de saúde pública. Entretanto, todos demonstram equívocos e distância quanto aos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, bem como das disposições da Política Nacional de Atenção Básica. As considerações apontadas indicam foco na doença, priorização das consultas médicas e maior valorização das estruturas hospitalares. Ainda que conceituada com equívocos, são percebidas limitações nos serviços de saúde pública. Contudo, as proposições para mudança do quadro permanecem com conotações distorcidas. Nestes grupos não foram encontrados projetos ou ações práticas para melhoria do cenário da saúde pública. Conclui-se a necessidade de apropriação de conhecimento teórico sobre as políticas que envolvem a organização da saúde, pelos atores, para que sejam mudados os paradigmas do modelo tradicional e, a atenção básica seja valorizada e compreendida como forma de organização do sistema.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Karly Garcia Delamuta, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Enfermagem, Residente em Saúde da Família, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina-PR.

Flaviana Alves Dias, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em odontologia pela Universidade Estadual de Londrina. Pós-graduada em Saúde da Família pela Residência Multiprofissional em Saúde da Família, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina-PR.

Marisa Silva, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP / Campus Assis; pós graduações em Especialização em Gestão em Saúde (2014) pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP e Residência Multiprofissional em Saúde da Família (2011), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina-PR.

Célia Regina Rodrigues Gil, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual de Londrina, Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Londrina e Doutora em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz/Escola Nacional de Saúde Pública. Professora Associada do Departamento de Saúde Coletiva, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina-PR.

Downloads

Publicado

2015-03-09

Como Citar

1.
Delamuta KG, Dias FA, Silva M, Gil CRR. Em defesa do sistema único de saúde: discursos de vereadores, conselheiros e profissionais de saúde. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 9º de março de 2015 [citado 29º de março de 2024];36(1Supl):137-48. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/19223