Impacto das infecções relacionadas à assistência à saúde em pacientes acometidos por trauma

Autores

  • Érika Mitiyo Watanabe Universidade Estadual de Londrina
  • Vanessa Fraga de Almeida Universidade Estadual de Londrina
  • Anali Fernanda Ottunes Universidade Estadual de Londrina
  • Elma Mathias Dessunti Universidade Estadual de Londrina
  • Flávia Meneguetti Pieri Universidade Estadual de Londrina
  • Eleine Aparecida Penha Martins Universidade Estadual de Londrina
  • Gilselena Kerbauy Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2015v36n1Suplp89

Palavras-chave:

Infecção Hospitalar, Sepse, Epidemiologia, Causas Externas.

Resumo

As infecções relacionadas à assistência hospitalar impactam negativamente a saúde de pacientes hospitalizados, e refletem em elevados índices de morbimortalidade. Este estudo epidemiológico descritivo teve como objetivo caracterizar as infecções e avaliar seu impacto na saúde de pacientes acometidos por trauma, em um hospital universitário, no período de um ano. Os resultados mostraram que a prevalência das infecções nos pacientes do estudo foi elevada (15,6%), acometendo principalmente o sexo masculino (80,0%), com idade entre 18 e 40 anos (47,5%), período de internação maior que 15 dias (78,6%), mais frequente no trauma fechado (54,0%) e nas queimaduras (32,5%). Os principais sítios de infecção foram a pneumonia (49,5%) seguida pela infecção do trato urinário (23,8%). A intubação orotraqueal e o cateterismo vesical de longa permanência estiveram significativamente relacionados à maioria das pneumonias (60,3%; p<0,001) e infecções do trato urinário (77,3%; p<0,001), aumentando os riscos para tais infecções em 20 e 6 vezes, respectivamente. A sepse acometeu 44,7% dos pacientes. Ampla gama de microrganismos apresentou resistência aos antimicrobianos, sendo Acinetobacter baumannii (92,7%, p<0,001) e Klebsiella pneumoniae (70,5%, p<0,001) os mais prevalentes. Evoluíram a óbito 28,8% dos pacientes, e 96,8% das mortes relacionavam-se às infecções. A relação das infecções com o óbito foi estatisticamente significativa em pacientes com pneumonia (37,8%, p<0,001) e sepse (54,2%, p<0,001). A relação das infecções com a maioria dos óbitos evidenciou o impacto negativo desta complicação na saúde das vítimas de traumas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Érika Mitiyo Watanabe, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Residente do Programa de Enfermagem em Cuidados Intensivos da Universidade Estadual de Londrina. Paraná, Brasil. 

Vanessa Fraga de Almeida, Universidade Estadual de Londrina

Aluna da Graduação em  Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Paraná, Brasil.

Anali Fernanda Ottunes, Universidade Estadual de Londrina

Aluna da Graduação em  Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Paraná, Brasil.

Elma Mathias Dessunti, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Saúde Pública. Enfermeira. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina, Paraná, Brasil. 

Flávia Meneguetti Pieri, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Enfermagem. Enfermeira. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina, Paraná, Brasil. 

Eleine Aparecida Penha Martins, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Enfermagem. Enfermeira. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina, Paraná, Brasil. 

Gilselena Kerbauy, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Microbiologia. Enfermeira. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina, Paraná, Brasil. 

Downloads

Publicado

2015-03-09

Como Citar

1.
Watanabe Érika M, Almeida VF de, Ottunes AF, Dessunti EM, Pieri FM, Martins EAP, Kerbauy G. Impacto das infecções relacionadas à assistência à saúde em pacientes acometidos por trauma. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 9º de março de 2015 [citado 28º de março de 2024];36(1Supl):89-98. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/19065