Criança hospitalizada: caracterização dos procedimentos cirúrgicos em um hospital escola público

Autores

  • Bárbara de Andrade Alves Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Tabatha de Freitas Moreira Santos Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Rosângela Aparecida Pimenta Ferrari Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Mauren Teresa Grubisich Mendes Tacla Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Flávia Lopes Sant'Anna Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Emilia Batista Lopes Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2015v36n1Suplp317

Palavras-chave:

Cirurgia, Pediatria, Cuidado da criança, Enfermagem pediátrica.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo caracterizar os procedimentos cirúrgicos realizados em crianças internadas na unidade pediátrica de um hospital escola público. Trata-se de pesquisa quantitativa, descritiva e transversal, realizada em Londrina, Paraná, no período de janeiro de 2007 a dezembro de 2009. Utilizou-se como fonte de dados o sistema de cadastro do serviço de estatística do hospital, o qual forneceu prontuários para análise. Durante os três anos de estudo ocorreram 2.360 procedimentos, dos quais 56,7% foram em crianças provenientes do próprio município. Houve predomínio do sexo masculino (62,0%) e da faixa etária de um a três anos (30,0%). A clínica responsável pelo maior número de procedimentos foi a cirurgia infantil (54,6%), seguida pela ortopedia (14,8%) e hematologia (12,1%). Os procedimentos mais realizados foram apendicectomia, punção liquórica e correção de fraturas. Correção de malformações congênitas totalizaram 10,8%, e procedimentos decorrentes de causas externas 16,0%. Ocorreu apenas um óbito no intraoperatório nos três anos de estudo. Os resultados permitiram caracterizar o perfil das cirurgias realizadas nesta unidade e identificar o aprimoramento de técnicas específicas de manejo e preparo pré e pós-operatório para melhor assistência à criança e família, com redução de possíveis traumas decorrentes da hospitalização.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Bárbara de Andrade Alves, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina.

Tabatha de Freitas Moreira Santos, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Enfermeira. Especialista em Saúde da Criança pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Rosângela Aparecida Pimenta Ferrari, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Enfermeira. Doutora em Ciências. Professor Adjunto e Coordenadora da Residência em Enfermagem em Saúde da Criança, Departamento de Enfermagem, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Mauren Teresa Grubisich Mendes Tacla, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto e Vice-coordenadora da Residência em Enfermagem em Saúde da Criança, Departamento de Enfermagem, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Flávia Lopes Sant'Anna, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Enfermeira. Doutoranda em Saúde Coletiva. Professor Auxiliar, Departamento de Enfermagem, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual de Londrina.

Emilia Batista Lopes, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Enfermeira Residente em Saúde da Criança no Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná.

Downloads

Publicado

2015-03-09

Como Citar

1.
Alves B de A, Santos T de FM, Ferrari RAP, Tacla MTGM, Sant’Anna FL, Lopes EB. Criança hospitalizada: caracterização dos procedimentos cirúrgicos em um hospital escola público. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 9º de março de 2015 [citado 29º de março de 2024];36(1Supl):317-24. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/18813