Avaliação e manejo da dor na criança: percepção da equipe de enfermagem

Autores

  • Débora Guedelha Blasi Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Ligyana Korki de Candido Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Mauren Teresa Grubisich Mendes Tacla Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Rosângela Aparecida Pimenta Ferrari Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2015v36n1Suplp301

Palavras-chave:

Medição da dor, Criança, Percepção, Equipe de enfermagem.

Resumo

Esta pesquisa objetivou analisar a percepção da equipe de enfermagem quanto à avaliação e manejo da dor realizados em um setor de internação pediátrica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, observacional, prospectiva e transversal. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada com a equipe de enfermagem do setor de internação pediátrica de um hospital universitário da cidade de Londrina – Paraná, no período de junho a agosto de 2009, e analisados conforme Mayan. Participaram da pesquisa 31 profissionais, sendo 4 enfermeiros e 27 das demais categorias de enfermagem. Verificou-se que menos da metade dos profissionais participou de cursos de capacitação para avaliação da dor realizados frequentemente no hospital. Entretanto, a maioria afirma realizar a avaliação da dor como 5º sinal vital em todas as crianças. A escala de faces é a mais utilizada pela equipe, embora apenas 44% tenha descrito corretamente a sua técnica de utilização. Outros profissionais ainda referiram não utilizar nenhuma escala para avaliar a dor. A principal dificuldade apontada pela equipe foi em relação à avaliação da dor em crianças menores. Quanto à avaliação da dor no setor de forma geral, a maioria acha que precisa melhorar, relatando que alguns profissionais não avaliam a dor em todos os horários, ou o fazem de forma incorreta. Ainda assim, todos consideraram a avaliação da dor de grande importância no cuidado da criança. Conclui-se que ainda falta conhecimento e conscientização sobre a dor na criança na equipe de enfermagem.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Débora Guedelha Blasi, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Enfermeira. Ex-Residente de Enfermagem em Saúde da Criança, Departamento de Enfermagem, Centro de Ciências da Saúde – Universidade Estadual de Londrina – Paraná - Brasil.

Ligyana Korki de Candido, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Enfermeira. Residente de Enfermagem em Saúde da Criança, Departamento de Enfermagem, Centro de Ciências da Saúde – Universidade Estadual de Londrina – Paraná - Brasil.

Mauren Teresa Grubisich Mendes Tacla, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto e Vice-coordenadora da Residência em Enfermagem em Saúde da Criança do Departamento de Enfermagem, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual de Londrina – PR – Brasil.

Rosângela Aparecida Pimenta Ferrari, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Enfermeira. Doutora em enfermagem. Professor adjunto e coordenadora da residencia em enfermagem em saúde da criança, departamento de enfermagem, centro de ciências da saúde, Universidade Estadual de Londrina - Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-03-09

Como Citar

1.
Blasi DG, Candido LK de, Tacla MTGM, Ferrari RAP. Avaliação e manejo da dor na criança: percepção da equipe de enfermagem. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 9º de março de 2015 [citado 19º de abril de 2024];36(1Supl):301-10. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/18491