Cuidado perioperatório e as estratégias de autocuidado: percepções de médicos residentes da cirurgia geral

Autores

  • Cinthia Bocatti Hospital do Câncer de Londrina - HCL
  • Elias Pedro da Silva Junior Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Camila Dalcol Hospital do Coração de Londrina - HCL
  • Mara Lúcia Garanhani Universidade Estadual de Londrina - UEL.

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2015v36n2p35

Palavras-chave:

Assistência respiratória, Assistência médica, Autocuidade

Resumo

Este estudo objetivou analisar o significado do cuidado perioperatório para a equipe de residentes médicos da cirurgia geral de um hospital público do Paraná, assim como, as estratégias de autocuidado utilizadas pelos mesmos. Trata-se de pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, que utilizou a entrevista como instrumento de coleta de dados, buscando analisar os discursos de dez médicos residentes da equipe de cirurgia geral. Após análise dos dados, identificaram-se cinco categorias do fenômeno estudado: 1. Cuidados realizados junto ao paciente de cirurgia geral; 2. Participantes do cuidado; 3. Significado de cuidado; 4. Estratégias de autocuidado; e 5. Aprendizado do cuidado. O estudo evidenciou que, para os entrevistados, o cuidado envolve sentimentos e depende tanto de uma boa interação entre os membros da equipe multiprofissional, quanto de ações realizadas em prol do paciente. Além disso, evidenciou-se que quem cuida também necessita ser cuidado. Assim, outros profissionais e pessoas como amigos e membros da família, foram considerados importantes por oferecerem apoio, compreensão e incentivo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cinthia Bocatti, Hospital do Câncer de Londrina - HCL

Especialista em Centro Cirúrgico e Central de Material Esterilizado pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é Enfermeira da Hospital do Câncer de Londrina.

Elias Pedro da Silva Junior, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestrando em Enfermagem da UEL. Docente do Curso de Enfermagem da Unifil-Londrina.

Camila Dalcol, Hospital do Coração de Londrina - HCL

Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina.  Enfermeira de Centro Cirúrgico, Central de Materiais e Esterilização e Recuperação Anestésica do Hospital do Coração de Londrina.

Mara Lúcia Garanhani, Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Doutora em enfermagem pela Univesidade de São Paulo. Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2016-02-11

Como Citar

1.
Bocatti C, Silva Junior EP da, Dalcol C, Garanhani ML. Cuidado perioperatório e as estratégias de autocuidado: percepções de médicos residentes da cirurgia geral. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 11º de fevereiro de 2016 [citado 19º de março de 2024];36(2):35-44. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/18393

Edição

Seção

Artigos