Cuidado Perioperatório ortopédico: olhar do paciente, equipe de enfermagem e residentes médicos

Autores

  • Josilaine Porfírio da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Elizabete Rosane Palharini Yoneda Universidade Estadual de Londrina
  • Isabella Rita do Amaral Saragiotto Universidade Estadual de Londrina
  • Jessica Mayumi Hayashi Universidade Estadual de Londrina
  • Mara Lucia Garanhani Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2015v36n1Suplp43

Palavras-chave:

Cuidado ortopédico, Cuidados perioperatórios, Enfermagem ortopédica.

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar as ações de cuidado perioperatório realizadas com o paciente cirúrgico ortopédico na visão da equipe cirúrgica e do próprio paciente. Pesquisa qualitativa descritiva e exploratória, realizada com 20 profissionais da saúde e oito pacientes submetidos à cirurgia ortopédica, no período de outubro de 2009 a julho de 2011. A coleta de dados deu-se por meio de entrevista semi-estruturada abordando questões relacionadas ao cuidado e ao autocuidado com pacientes submetidos à cirurgia ortopédica. Os resultados foram organizados em três categorias: (a) Significado de cuidado: abrangeu assistência integral, prevenção de prejuízos e cuidados subjetivos; (b) Necessidades dos pacientes ortopédicos percebidas pela equipe de saúde: evidenciou as necessidades humanas básicas e específicas; (c) Ações de cuidado: revelou indicação cirúrgica, avaliação do tempo de espera, utilização de materiais especiais e risco cirúrgico. A partir das necessidades percebidas é que o cuidado acontece, seu significado é dinâmico e atemporal. Este estudo evidenciou que o significado de cuidado permaneceu relacionado ao processo saúde-doença.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Josilaine Porfírio da Silva, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina. Enfermeira no Hospital Zona Sul de Londrina. Londrina, Paraná, Brasil.

Elizabete Rosane Palharini Yoneda, Universidade Estadual de Londrina

Graduanda do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Londrina, Paraná, Brasil.

Isabella Rita do Amaral Saragiotto, Universidade Estadual de Londrina

Residente do Programa de Residência em Enfermagem Perioperatória da Universidade Estadual de Londrina. Londrina, Paraná, Brasil.

Jessica Mayumi Hayashi, Universidade Estadual de Londrina

Graduanda do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Londrina, Paraná, Brasil.

Mara Lucia Garanhani, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Enfermagem. Professora associada da Graduação e Pós-graduação do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Londrina, Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-03-03

Como Citar

1.
Silva JP da, Yoneda ERP, Saragiotto IR do A, Hayashi JM, Garanhani ML. Cuidado Perioperatório ortopédico: olhar do paciente, equipe de enfermagem e residentes médicos. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 3º de março de 2015 [citado 28º de março de 2024];36(1Supl):43-54. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/18383