Caracterização da demanda e procura de um pronto atendimento infantil: opinião de pais e responsáveis

Autores

  • Bruna Antoniassi Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Amanda Mello de Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Edilaine Giovanini Rossetto Universidade de Londrina
  • Adriana Valongo Zani Universidade de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2015v36n1Suplp33

Palavras-chave:

Pronto atendimento infantil, Cuidado da Criança, Atenção primária a saúde.

Resumo

Os serviços de saúde são organizados de forma hierárquica a fim de se obter melhor resolução e universalização do acesso. No entanto, na prática, isto não tem ocorrido devido à limitação de serviços na atenção primária, e a porta de entrada tem sido os hospitais, através dos prontos atendimentos, prontos socorros ou ambulatórios, pois muitos acreditam ser a forma de atendimento mais rápida e eficaz. Portanto, o objetivo deste estudo foi identificar as causas que levam pais/responsáveis a escolher um pronto atendimento infantil para a assistência de seus filhos. Trata-se de um estudo descritivo e transversal de abordagem quantitativa. A amostra foi constituída por 380 pais/responsáveis, o local de coleta foi um pronto atendimento infantil do município de Londrina, no período de junho a agosto de 2013. Após análise dos dados, observou-se que 73,9% da população recorreram ao pronto atendimento infantil mediante a procura direta, a pequena parcela que procurou por outro serviço anteriormente apenas 12,6% foi encaminhado. A queixa principal foi febre com 25,7% e casos de convulsão apareceram em último lugar com 0,4%. O presente estudo revelou uma grande procura da população estudada pelos serviços de prontos atendimentos em detrimento a atenção primária, com queixas, muitas vezes, passíveis de resolução na atenção primária, o que confirma a deficiência em alguns princípios prioritários pelo Sistema Único de Saúde, como acessibilidade e resolutividade dos serviços de saúde primária.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Bruna Antoniassi Silva, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Residente em Enfermagem neonatal pela Universidade Estadual de Londrina.

Amanda Mello de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Graduanda do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina.

Edilaine Giovanini Rossetto, Universidade de Londrina

Enfermeira. Doutora. Co-orientadora. Docente do Departamento de Enfermagem e Residência de Enfermagem Neonatal da Universidade Estadual de Londrina.

Adriana Valongo Zani, Universidade de Londrina

Enfermeira. Doutora. Orientadora. Docente do Departamento de Enfermagem e Residência de Enfermagem Neonatal da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2015-03-09

Como Citar

1.
Silva BA, Oliveira AM de, Rossetto EG, Zani AV. Caracterização da demanda e procura de um pronto atendimento infantil: opinião de pais e responsáveis. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 9º de março de 2015 [citado 18º de abril de 2024];36(1Supl):33-42. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/18338