The environment within production and distribution of school meals

Autores

  • Maria Assunta Busato Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Ana Paula Benck Pasa Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Natali Letícia Provenci Silva Universidade Comunitária da Região de Chapecó.
  • Roberta Taglietti Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Carla Rosane Paz Arruda Teo Universidade Comunitária da Região de Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2015v36n1p3

Palavras-chave:

Resíduos, Educação ambiental, Manipulação de alimentos.

Resumo

O Guia Alimentar brasileiro reitera que o alimento deve ser seguro desde o seu plantio, transporte e até o armazenamento, elaboração e distribuição no ambiente escolar. Nessa perspectiva, esse estudo objetivou conhecer aspectos do ambiente, espaços físicos e o entorno dos locais onde é produzida e distribuída a alimentação escolar, as condições de manipulação dos alimentos bem como ações de educação ambiental. Foram analisadas 10 escolas da rede pública de um município do Oeste Catarinense. Foi aplicado um questionário semi-estruturado a um representante de cada escola e aos responsáveis pela manipulação e distribuição da alimentação escolar. Trata-se de instrumento adaptado, com base nas Resoluções da Diretoria Colegiada nº 216/2004 e n° 275/2002 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Observou-se que em todas as escolas há ações de educação ambiental; 90% (n=9) apresentam sistema de coleta seletiva de lixo e 20% (n=2) destinam os resíduos orgânicos para compostagem. Em 90% (n=9) das escolas, a água é proveniente da rede pública e 10% (n=1) utilizam água de poço artesiano. Nenhuma das escolas atende integralmente às normas sobre o estado de conservação e adequação das instalações físicas das áreas de produção e distribuição da alimentação escolar. Observou-se a presença de focos de contaminação nas imediações da maioria (70%, n=7) das escolas. Em todas elas, observaram-se adequações parciais à legislação em relação aos espaços físicos e do ambiente e a falta de orientação aos manipuladores. Isso evidencia que são necessárias ações corretivas e preventivas para solucionar as inadequações encontradas nas escolas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Assunta Busato, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Doutora em Biologia pela Universidade de Barcelona. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Ana Paula Benck Pasa, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Nutricionista pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Natali Letícia Provenci Silva, Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Nutricionista pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Roberta Taglietti, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Nutricionista. Mestranda do Programa de Pós-Graduação de Ciências da Saúde. Docente da Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Carla Rosane Paz Arruda Teo, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Doutorado em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Londrina. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Downloads

Publicado

2015-11-06

Como Citar

1.
Busato MA, Pasa APB, Silva NLP, Taglietti R, Teo CRPA. The environment within production and distribution of school meals. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 6º de novembro de 2015 [citado 20º de abril de 2024];36(1):3-10. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/18137

Edição

Seção

Artigos