Promoção da saúde do trabalhador: análise das ações propostas por concluintes de um curso de capacitação (2012)

Autores

  • Francielle Bertusso Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Manoela de Carvalho Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Marcelo de Souza Furtado Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Neide Tiemi Murofuse Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2014v35n2p39

Palavras-chave:

Saúde do trabalhador, Pessoal de saúde, Promoção da saúde, Capacitação profissional

Resumo

A incorporação do conhecimento do trabalhador nas ações de promoção e prevenção da saúde pode potencializar a luta por melhores condições de trabalho e a defesa da saúde do trabalhador. Este estudo bibliográfico teve como objetivo analisar, a partir do referencial teórico da saúde do trabalhador, as ações propostas pelos concluintes de um curso de capacitação para a promoção da saúde do trabalhador da saúde, em 2012. Do total de 221 projetos analisados, os trabalhadores de saúde constituíram o público-alvo prioritário (84%), além dos gestores (12%), oriundos de várias regiões do país com predomínio das propostas das regiões sudeste (107 projetos) e nordeste (55 projetos), e com atuação em diversos locais de trabalho. As propostas de intervenção intentaram resolver ou minimizar três conjuntos de problemas: a) relacionados ao ambiente de trabalho, b) a gestão do trabalho e c) a saúde do trabalhador. A análise das propostas apontou para uma realidade de trabalho permeada por ocorrência de acidentes de trabalho por exposição a material biológico, perfurocortante, radiação ionizante e de agravos relacionados a sobrecarga osteomuscular, relacionados a saúde mental como o transtorno mental e comportamental, depressão, alcoolismo além de estresse, burnout e assédio moral. Entre as ações de enfrentamento constatou-se a presença significativa de propostas conformadas nos moldes das abordagens tradicionais da saúde e segurança no trabalho, junto com outras sustentadas nos pressupostos do campo da Saúde do Trabalhador. Considerando o referencial do campo da saúde do trabalhador, conclui-se que permanece o desafio pela superação da abordagem das relações trabalho e saúde-doença fundamentado na ideia cartesiana do corpo como máquina, vinculado à medicina do trabalho e saúde ocupacional, cujas propostas sugerem a supressão de agentes/fatores de risco ambiental como meio de promover a saúde no trabalho.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Francielle Bertusso, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Enfermeira, aluna especial do Programa de Mestrado em Biociências e Saúde da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel.

Manoela de Carvalho, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Saúde Coletiva, Professora adjunta do Curso de Enfermagem do Centro de Ciencias Biológicas e da Saúde da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel.

Marcelo de Souza Furtado, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Enfermeiro da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná - SESA. Aluno especial do Programa de Mestrado em Biociências e Saúde da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Cascavel, Pr.

 

Neide Tiemi Murofuse, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Enfermargem pela Universidade de São Paulo. Professora do Programa de Mestrado em Biociênciais e Saúde do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Estadual do Oeste do Paraná,campus de Cascavel.

Downloads

Publicado

2014-10-15

Como Citar

1.
Bertusso F, de Carvalho M, Furtado M de S, Murofuse NT. Promoção da saúde do trabalhador: análise das ações propostas por concluintes de um curso de capacitação (2012). Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de outubro de 2014 [citado 28º de março de 2024];35(2):39-50. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/17677

Edição

Seção

Artigos