Avaliação da comunidade microbiana saprofítica e funcional associada à planta carnívora Drosera latifolia (Eichler) (Droseraceae)

Autores

  • Dennis Panayotis Saridakis Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Marco Nogueira Embrapa Soja
  • Galdino Andrade Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Franklin Galvão Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2014v35n1p3

Palavras-chave:

Ecologia do Solo, Plantas Carnívoras, Ambientes Oligotróficos, Drosera

Resumo

A planta carnivora Drosera latifolia (Eichler) Gonella & Rivadavia (Droseraceae) coloniza solos úmidos, ácidos e de baixa fertilidade, e por isso depende de diversas estratégias para obter os nutrientes de que necessita. Além da predação, grupos funcionais de microrganismos atuam na ciclagem de carbono e nutrientes na rizosfera, mas há poucas informações sobre como essas interações ocorrem na rizosfera de Drosera. Avaliaram-se as ocorrências de bactérias heterotróficas, fungos saprofíticos, actinobactérias e pseudomonas, os quais foram correlacionados com grupos funcionais de microrganismos (celulolíticos, amilolíticos, fixadores de N e proteolíticos) na rizosfera e endorrizosfera de Drosera, coletada durante o inverno e verão, em duas localidades de ocorrência natural (Rio Verde, SP e Joaquim Murtinho, PR). Em cada local, foram amostradas cinco plantas ocorrendo sobre três tipos de substrato: musgo, solo orgânico e areia. A comunidade de bactérias heterotróficas correlacionou-se positivamente com fungos saprofíticos, fixadores de nitrogênio que usam malato como fonte de carbono e amilolíticos. Os fungos se correlacionaram positivamente com amilolíticos, celulolíticos e os dois grupos fixadores de nitrogênio (que usam malato e glicose como fonte de carbono). A correlação entre Pseudomonas e amilolíticos foi negativa, bem como entre Pseudomnas e as bactérias fixadoras de nitrogênio que usam malato como fonte de carbono. Embora a nutrição de Drosera dependa parcialmente da captura de pequenos animais, principalmente insetos, as plantas também interagem sinegisticamente com grupos funcionais de microrganismos associados à sua rizosfera, o que pode contribuir para o suprimento de nutrientes em ambientes oligotróficos, auxiliando a planta a se manter em solos de baixa fertilidade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Dennis Panayotis Saridakis, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutorando  em Conservação da Natureza - Universidade Federal do Paraná - UFPR

Marco Nogueira, Embrapa Soja

Doutor em agronomia. Pesquisador da Embrapa Soja

Galdino Andrade, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutor em Ecologia Microbiana. Professor Associado da Universidade Estadual de Londrina.

Franklin Galvão, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor em Engenharia Florestal. Professor Associado da Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2014-04-10

Como Citar

1.
Saridakis DP, Nogueira M, Andrade G, Galvão F. Avaliação da comunidade microbiana saprofítica e funcional associada à planta carnívora Drosera latifolia (Eichler) (Droseraceae). Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 10º de abril de 2014 [citado 18º de abril de 2024];35(1):3-14. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/17325

Edição

Seção

Artigos