A família e o familiar cuidador de pacientes fora de possibilidades terapêuticas: uma revisão integrativa

Autores

  • Juliana Fiorim da Encarnação Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Adriano Luiz da Costa Farinasso Departamento de Enfermagem - CCS - UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2014v35n1p137

Palavras-chave:

Família, Cuidados paliativos, Cuidado terminal, Estresse psicológico.

Resumo

O presente artigo objetiva identificar o impacto das repercussões emocionais diante da impossibilidade terapêutica, relatando os sentimentos e o processo de luto vivenciados pelo núcleo familiar, considerando as publicações latino-americanas existentes sobre o assunto. Trata-se de uma pesquisa integrativa de literatura realizada mediante a busca de artigos existentes nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde – LILACS e SciELO. Contemplaram-se artigos datados de 2003 à 2013 que abordavam as palavras-chave: família, cuidados paliativos, terminalidade e aspectos psicológicos. Foram analisadas 21 publicações existentes que demonstraram que, quando um dos indivíduos encontrara-se com uma doença fora de possibilidades terapêuticas, a necessidade de reorganização familiar fica evidente e, diante a uma enfermidade terminal, muitas vezes, um cuidador familiar se torna responsável pelo paciente, sofrendo impactos inerentes ao cuidar. Nestas condições, a família e o cuidador reagem, sofrem, enfrentam situações que afetam as suas vidas nos aspectos pessoais, emocionais, sociais e financeiros. Esses resultados enfatizam a importância da equipe de saúde voltar sua atenção aos familiares para que este período ocasione o menor número de prejuízos possíveis.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juliana Fiorim da Encarnação, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Psicóloga,  formada pelo Centro Universitário Filadélfia- UniFil, Londrina,  Pr em 2011. Cursando pós-graduação lato sensu em Saúde Mental pela Universidade Estadual de Londrina. Atua como psicóloga clínica.

Adriano Luiz da Costa Farinasso, Departamento de Enfermagem - CCS - UEL

Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (1998), mestrado em Enfermagem Fundamental pela Universidade de São Paulo (2005) e Doutorado em Ciências da Saúde pelo Programa de Enfermagem Psiquiátrica da EERP - USP (2011). Atualmente é professor adjunto na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Mental, atuando principalmente nos seguintes temas: idoso, espiritualidade, religiosidade, saúde mental, luto e perdas.

Downloads

Publicado

2014-06-17

Como Citar

1.
Encarnação JF da, Farinasso AL da C. A família e o familiar cuidador de pacientes fora de possibilidades terapêuticas: uma revisão integrativa. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 17º de junho de 2014 [citado 19º de abril de 2024];35(1):137-48. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/16076

Edição

Seção

Artigos de Revisão