Crianças com câncer: caracterização das internações em um hospital escola público

Autores

  • Débora Fernanda Vicentini Bauer Instituto de Câncer de Londrina
  • Rosângela Aparecida Pimenta Ferrari Universidade Estadual de Londrina
  • Taísa Bastos dos Reis Universidade Estadual de Londrina
  • Mauren Teresa Grubisich Mendes Tacla Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2015v36n1Suplp9

Palavras-chave:

Criança, Serviço hospitalar de oncologia, Perfil de saúde,

Resumo

Trata-se de estudo quantitativo descritivo para caracterizar as internações de crianças com câncer, entre 2005 e 2009, em Londrina-PR. Do total, 52,2% eram do sexo masculino e 43% tinham entre 1 a 4 anos. Os tipos de câncer mais encontrados foram as leucemias, sendo hematologia a clínica médica mais frequente (35,8%) e quimioterapia o tratamento mais utilizado (34,2%). Quanto à mortalidade, houve predomínio das leucemias (36,0%) no sexo feminino (56,0%) na idade de 1 a 4 anos (56,0%). Os resultados do presente estudo permitiram caracterizar a população pediátrica com câncer. Estes dados podem contribuir para a tomada de decisões dos gestores de saúde no enfrentamento e planejamento da assistência a esse grupo populacional, bem como fornecer subsídios para a formulação de hipóteses em estudos epidemiológicos a serem investigadas futuramente e favorecer a excelência multiprofissional.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Débora Fernanda Vicentini Bauer, Instituto de Câncer de Londrina

Enfermeira do Instituto de Câncer de Londrina (ICL). Especialista em Enfermagem em Saúde da Criança.

Rosângela Aparecida Pimenta Ferrari, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Doutora em Ciências. Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem,  Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina-PR.

Taísa Bastos dos Reis, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Residente em Enfermagem em Saúde da Criança, Departamento de Enfermagem, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina-PR.

Mauren Teresa Grubisich Mendes Tacla, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina-PR.

Downloads

Publicado

2014-07-04

Como Citar

1.
Bauer DFV, Ferrari RAP, Reis TB dos, Tacla MTGM. Crianças com câncer: caracterização das internações em um hospital escola público. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 4º de julho de 2014 [citado 28º de março de 2024];36(1Supl):9-16. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/16021