Avaliação da qualidade de cuidados de enfermagem em hospital público

Graziela Caldana, Carmen Silvia Gabriel, Andrea Bernardes, Rosicler Xelegati de Pádua, Dagmar Willamowius Vituri, Mariana Angela Rossaneis

Resumo


O estudo objetivou avaliar a qualidade dos cuidados de enfermagem em um hospital público de um município do interior do Estado de São Paulo a partir de indicadores de estrutura, processo e resultados, por meio da observação direta de pacientes e da análise de prontuários utilizando-se um instrumento de registro de busca ativa. Foram realizadas 720 observações e utilizada a estatística descritiva para verificar o percentual de adequação dos cuidados observados em relação ao padrão de qualidade proposto para os indicadores. Dos 12 indicadores avaliados, dois apresentaram-se dentro do índice de conformidade ideal: “pacientes com infusão venosa sem lesões cutâneas pós-infiltrativas, associadas à punção venosa para infusão de soro e/ou medicações/dia” e “pacientes com sonda nasoenteral recebendo dieta com cabeceira elevada a 30º”. Os demais receberam um índice de conformidade inferior ao preconizado, mas nenhum abaixo 75%, demonstrando um compromisso da equipe de enfermagem com a qualidade da assistência prestada.


Palavras-chave


Garantia da Qualidade dos Cuidados de Saúde; Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde; Serviço Hospitalar de Enfermagem.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1679-0367.2013v34n2p187

Direitos autorais 2016 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Semina: Ciênc. Biol. Saúde

email: seminabio@uel.br

Londrina - PR
ISSN Print: 1676-5435

EISSN: 1679-0367