Biologia/Genética: O ensino de biologia, com enfoque a genética, das escolas públicas no Brasil – breve relato e reflexão

Joseane Moura, Maria do Socorro Meireles de Deus, Nilda Masciel Neiva Gonçalves, Ana Peron

Resumo


Este trabalho teve por objetivo realizar uma breve revisão de literatura e reflexão sobre o ensino de biologia abordado nas séries do ensino médio das escolas públicas brasileiras. Com este estudo verificou-se que o ensino dessa ciência ainda é considerado abstrato, sem conexão com fatos da realidade e distanciado da sociedade no qual os alunos estão inseridos, principalmente quando os tópicos abordados são da área de genética. Verifica-se que estes tópicos são considerados de difícil entendimento gerando uma alienação por parte de um grande número de alunos principalmente quando os conteúdos são tecnologias e produtos advindos dessa área. Portanto, este relato sugere que o ensino de biologia, seja a cada dia mais, repensado de forma coerente e contextualizado frente à realidade do aluno.


Palavras-chave


Educação; Escolas; Alunos; Sociedade

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1679-0367.2013v34n2p167

Direitos autorais 2016 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Semina: Ciênc. Biol. Saúde

email: seminabio@uel.br

Londrina - PR
ISSN Print: 1676-5435

EISSN: 1679-0367