O que sabem os adolescentes do ensino básico público sobre o HPV

Autores

  • Maria Vanária Nascimento Universidade Federal do Piauí
  • Iael Souza Universidade Federal do Piauí
  • Maria do Socorro Meireles de Deus Universidade Federal do Piauí
  • Ana Paula Peron Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2013v34n2p229

Palavras-chave:

HPV, Escola, Jovens.

Resumo

Em estudo realizado em 17 escolas da rede pública de ensino do município de Picos, no estado do Piauí, com alunos do terceiro ano do ensino médio, focando a problemática do HPV – uma vez que as doenças sexualmente transmissíveis são prevalentes na adolescência e facilitadoras da contaminação por essa DST –, constatou-se que a maioria dos entrevistados não detém conhecimento satisfatório sobre essa doença, e que as escolas em questão não estão correspondendo às expectativas que lhe são atribuídas pela sociedade, desenvolvendo projetos e ações formativas-informativas sobre saúde preventiva, sexualidade e orientação sexual. O estudo também denuncia o descaso para com a saúde pública no município de Picos, no estado do Piauí, e a emergência de organização e mobilização para intervenções no âmbito dos órgãos públicos competentes e na rede pública de ensino.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Vanária Nascimento, Universidade Federal do Piauí

Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas

Iael Souza, Universidade Federal do Piauí

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora  assistente na Universidade Federal do Piauí

Maria do Socorro Meireles de Deus, Universidade Federal do Piauí

Mestrado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Professora da Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, Picos - Piauí.

Ana Paula Peron, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Genética e Melhoramento pela Universidade Estadual de Maringá. Professora Adjunto I da Universidade Federal do Piauí.

Downloads

Publicado

2013-12-19

Como Citar

1.
Nascimento MV, Souza I, Meireles de Deus M do S, Peron AP. O que sabem os adolescentes do ensino básico público sobre o HPV. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 19º de dezembro de 2013 [citado 29º de março de 2024];34(2):229-38. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/13396

Edição

Seção

Artigos