Aves do Campus do Instituto Federal de Educação em Iporá, Estado de Goiás

Autores

  • Daniel Blamires Universidade Estadual de Goiás
  • Jaqueline Basílio de Oliveira Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2013v34n1p45

Palavras-chave:

Ecologia urbana, Comunidade, Riqueza, Estado de Goiás.

Resumo

Poucos estudos com aves em ambientes urbanos foram desenvolvidos no interior de Goiás. Assim, o propósito deste trabalho foi inspecionar a estrutura da comunidade de aves do Instituto Federal Goiano em Iporá. Quarenta e oito amostragens semanais foram realizadas entre setembro de 2010 e agosto de 2011. Os registros foram feitos ao longo de uma trilha no perímetro da área. Registramos um total de 73 espécies, distribuídas em 35 famílias, sendo Tyrannidae a família com maior riqueza (9,6% do total). A estimativa de riqueza segundo a análise Jacnkife1 foi de 88,6 espécies, demonstrando assim que uma parcela significativa da avifauna local foi registrada. A distinção em categorias de ocorrência demonstrou um predomínio de espécies ocasionais e prováveis residentes, com poucas espécies residentes. A classificação em categorias tróficas demonstrou um predomínio de espécies onívoras e insetívoras, tal como esperado para áreas antropizadas. A maioria das espécies foi classificada como de baixa sensitividade aos impactos antrópicos. Este trabalho demonstra a importância da área estudada para a manutenção de uma avifauna. Recomendamos mais estudos similares, a fim de ampliar o conhecimento da avifauna em localidades urbanizadas do Centro–Oeste Goiano.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daniel Blamires, Universidade Estadual de Goiás

Doutor em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás . Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás, Unidade de Iporá. Membro do conselho editorial da Revista Sapiência.

Jaqueline Basílio de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás

Graduanda em Biologia, Universidade Estadual de Goiás, UnU-Iporá. Av. R-2, Q. 1, L. 1, Jardim Novo Horizonte II, 76200-000. Iporá, Goiás, Brasil. Bolsista CNPq.

Downloads

Publicado

2013-07-11

Como Citar

1.
Blamires D, Oliveira JB de. Aves do Campus do Instituto Federal de Educação em Iporá, Estado de Goiás. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 11º de julho de 2013 [citado 19º de abril de 2024];34(1):45-54. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/12131

Edição

Seção

Artigos