Acidentes com aranhas do gênero Loxosceles spp. em Laranjeiras do Sul – PR

Autores

  • Jucelaine Haas UTFPR Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Dois Vizinhos
  • Everton Schuster Bêe FAG - Faculdade Assis Gurgacz
  • Kimiyo Shimomura Haida Unipar - Universidade Paranaense
  • Renata Maria Gluzezak Unipar - Universidade Paranaense

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2013v34n1p15

Palavras-chave:

Aranha marrom, Epidemiologia, Lesão dermonecrótica, Aracnidismo.

Resumo

As aranhas do gênero Loxosceles são responsáveis por milhares de acidentes no Brasil a cada ano, sendo o Paraná o estado com maior número de casos notificados ao SINAN, respondendo por mais de 35% dos acidentes notificados em 2011. A picada da aranha-marrom resulta em lesões necróticas que podem resultar em úlcera de difícil cicatrização. Em casos extremos, os acidentes com estas aranhas podem levar ao óbito, devido à sua ação sistêmica. Apesar da grande importância para a saúde pública, pouco se sabe a respeito dos casos de acidentes loxoscélicos no interior do Paraná. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi analisar a epidemiologia dos casos registrados de picada de aranha-marrom em Laranjeiras do Sul, Paraná, de 2006 a 2008, visando ao aprimoramento de medidas profiláticas e do diagnóstico do loxoscelismo. Os dados foram coletados na Secretaria Municipal de Saúde de Laranjeiras do Sul, entre os anos de 2006 e 2008. Neste período, 0,13% da população sofreu por picadas de Loxosceles. Dentre os casos documentados no período, 42,5 % ocorreram nos meses de novembro e dezembro com 70% na zona urbana, sendo 85% dos acidentes dentro de casa. Em relação às vítimas, 67,5% foram mulheres, sendo 22,5%, donas-de-casa. Com relação ao local da picada, 46% atingiram o membro inferior da vítima, e os principais sintomas foram dor no local da picada (82,5%) e edema (80%). Na maior parte dos casos, os pacientes procuraram atendimento médico com até três horas após a picada (40%) ou após 24 horas (37,5%). Conclui-se que, mais estudos deveriam ser desenvolvidos a fim de obter-se o panorama epidemiológico dos acidentes aracnídicos no estado do Paraná.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jucelaine Haas, UTFPR Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Dois Vizinhos

Professora Assistente, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Dois Vizinhos, Zoologia de Vertebrados e Manejo de Fauna.

Everton Schuster Bêe, FAG - Faculdade Assis Gurgacz

Curso de Medicina Veterinária

Kimiyo Shimomura Haida, Unipar - Universidade Paranaense

Professora Adjunta - Ciências Biológicas, Biomedicina, Estética e Cosmética, Engenharia Civil

Renata Maria Gluzezak, Unipar - Universidade Paranaense

Professora Adjunta - Ciências Biológicas, Biomedicina, Estética e Cosmética

Downloads

Publicado

2013-12-11

Como Citar

1.
Haas J, Bêe ES, Haida KS, Gluzezak RM. Acidentes com aranhas do gênero Loxosceles spp. em Laranjeiras do Sul – PR. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 11º de dezembro de 2013 [citado 19º de abril de 2024];34(1):15-22. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/10355

Edição

Seção

Artigos