Desenvolvimento de um meio de cultura de baixo custo para Bacillus thuringiensis subsp. israelensis

Autores

  • Elisangela Andrade Angelo Universidade Estadual de Londrina Depto. Biologia Geral
  • Gislayne Trindade Vilas Boas Universidade Estadual de Londrina Campus Universitário Departamento de Biologia Geral/CCB
  • Clelton Aparecido dos Santos Unversidade Estadual de Londrina Depto. de Biologia Geral
  • José Lopes Universidade Estadual de Londrina Depto. Biologia Animal e Vegetal
  • Olivia Marcia Nagy Arantes Universidade Estadual de Londrina Dpto. Biologia Geral

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2012v33n2p161

Palavras-chave:

Bacillus thuringiensis israelensis. Bioinseticida. Controle de insetos, Bombyx mori, Aedes aegypti.

Resumo

Bacillus thuringiensis é uma bactéria Gram-positiva esporulante que produz um cristal tóxico para muitos insetos. O objetivo deste estudo foi desenvolver um meio de baixo custo para cultivo de B. thuringiensis subsp. israelensis HD 537, a fim de que este seja utilizado em um programa local de controle de insetos no Brasil. Nesse estudo, os parâmetros avaliados foram crescimento bacteriano e toxicidade das culturas contra larvas de Aedes aegypti. Na primeira estratégia analisou-se o efeito das concentrações de sais, glicose e hidrolisado de levedura de um meio Arcas modificado. A toxicidade máxima do bioensaio (CL50 2.31 mg. l-1) foi obtida utilizando-se o meio que apresentava as maiores concentrações das fontes de nitrogênio e sais testadas (8.00 e 0.47 g.l-1, respectivamente). Em uma segunda estratégia, foi utilizado um meio a base de farinha de pupa de Bombyx mori. A toxicidade máxima (CL50 3.64 mg.l-1) foi obtida com o meio Bm 100, o qual continha 100 g.l-1 de farinha de pupa de B. mori. Além das diferenças significativas nos valores de CL50, o meio BM 100 foi 120 vezes mais barato do que o melhor meio Arcas modificado, confirmando a viabilidade da farinha de pupa de B. mori para crescimento e produção de cristais de B. thuringiensis subsp. israelensis.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elisangela Andrade Angelo, Universidade Estadual de Londrina Depto. Biologia Geral

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (2004), graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (2005) e mestrado em Ciências de Alimentos pela Universidade Estadual de Londrina (2009). Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Bioquímica dos Microorganismos, atuando principalmente nos seguintes temas: processos fermentativos, microalga Nostoc sp., produção de bioinseticidas (Bacillus thuringiensis). Tem experiência também nas áreas de Ciência de Alimentos, Genética, Ensino de Ciências e Biologia e Educação Ambiental. Atualmente atua como bióloga na Companhia Paranaense de Energia (COPEL).

Gislayne Trindade Vilas Boas, Universidade Estadual de Londrina Campus Universitário Departamento de Biologia Geral/CCB

Possui graduação em Ciências Biológicas, mestrado em Genética e Melhoramento e doutorado em Microbiologia, desenvolvendo uma parte da tese no Institut National de la Recherche Agronomique (INRA) em Guyancourt na França. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atua como orientadora de estudantes de iniciação científica e de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da UEL. É revisora de periódicos nacionais e internacionais das áreas de microbiologia, genética e entomologia. Tem experiência nas áreas de genética, microbiologia e biotecnologia, com ênfase em genética e taxonomia de microrganismos, atuando principalmente nos seguintes temas: Bacillus thuringiensis, Bacillus cereus, controle biológico, genética molecular e de populações.

Clelton Aparecido dos Santos, Unversidade Estadual de Londrina Depto. de Biologia Geral

É Biólogo (2007) e Mestre em Genética e Biologia Molecular (2009) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente, é aluno de Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Genética e Biologia Molecular da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Desenvolve pesquisas relacionadas à caracterização estrutural e funcional de proteínas supostamente envolvidas com a patogenicidade de Xylella fastidiosa. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em genética e ecologia de bactérias, atuando principalmente nos seguintes temas: clonagem, expressão de proteínas, análise funcional do genoma de X. fastidiosa, imunodetecção, espalhamento de raio-X a baixos ângulos (SAXS), conjugação, detecção de fatores de virulência e controle biológico.

José Lopes, Universidade Estadual de Londrina Depto. Biologia Animal e Vegetal

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (1976), mestrado em Ciências Biológicas (Entomologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1981) e doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia) pela Universidade Federal do Paraná (1992). Atualmente é professor associado c da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Ecologia e controle, com ênfase em Ecologia de Culicidae, atuando principalmente nos seguintes temas: Ecologia e Biologia de Culicidae, controle biológico, Desenvolvimento, produção e testes de bioinseticida a base de Bacillus thuringiensis israelensis para controle de larvas de Culicidae e Simuliidae.

Olivia Marcia Nagy Arantes, Universidade Estadual de Londrina Dpto. Biologia Geral

bachelors at Pharmacy and Biochemistry from Universidade de São Paulo (1975), masters at Agronomy from Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1979) and doctorate at Genetic and Improvement of Plant from Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1989). Has experience in Genetics, acting on the following subjects: biotecnologia, bacillus thuringiensis, bioinseticida, bioetica and biossegurança, Biotecnologia and Percepção Pública, Comunicação de Risco em OGM.

Downloads

Publicado

2013-03-19

Como Citar

1.
Angelo EA, Vilas Boas GT, Santos CA dos, Lopes J, Arantes OMN. Desenvolvimento de um meio de cultura de baixo custo para Bacillus thuringiensis subsp. israelensis. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 19º de março de 2013 [citado 28º de março de 2024];33(2):161-70. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/10325

Edição

Seção

Artigos