Produção de biomassa de Aphanothece microscopica e Chlorella vulgaris por cultivo heterotrófico a partir de Glicose

Autores

  • Monica de Albuquerque Bonini Universidade Federal de São Carlos
  • Reinaldo Gaspar Bastos Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2012v33n2p151

Palavras-chave:

Microalgas, Cianobactérias, Cultivo, Carbono orgânico.Aphanothece microscopica Nägeli, Chlorella vulgaris, Glicose, Cultivo heterotrófico.

Resumo

Microalgas e cianobactérias são microrganismos preferencialmente fotossintetizantes, no entanto algumas linhagens possuem a capacidade de se desenvolver no escuro, a partir do consumo de moléculas orgânicas simples, como glicose, acetato e glicerol. Nestes tipos de cultivos, denominados mixotróficos e heterotróficos, glicose é a fonte de carbono mais comumente utilizada, entretanto, informações quanto à concentração ideal para o crescimento ótimo dos microrganismos são ainda dispersas e não permitem alcançar uma conclusão definitiva. Este trabalho teve por objetivo explorar o estudo do cultivo heterotrófico da cianobactéria Aphanothece microscopica Nägeli e da microalga clorofícea Chlorella vulgaris Beyerink a partir de glicose, visando a usufruir do metabolismo versátil destes microrganismos no tratamento de águas residuárias agroindustriais. Ensaios foram conduzidos primeiramente em meio de cultura com diferentes concentrações de glicose em sistema mixotrófico. Na melhor condição de crescimento (12,5 e 25 g L-1, para C. vulgaris e A. microscopica, respectivamente), avaliou-se o cultivo em sistema puramente heterotrófico, obtendo-se velocidades específicas de crescimento máximas de 0,09 e 0,089 h-1 e remoções de 30,4% e 42% de glicose, para a cianobactéria e a clorofícea, respectivamente, demonstrando viabilidade do cultivo de ambas as espécies nestas condições.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Monica de Albuquerque Bonini, Universidade Federal de São Carlos

Departamento de Tecnologia Agroindustrial e Sócio-Economia Rural, Centro de Ciências Agrárias

Reinaldo Gaspar Bastos, Universidade Federal de São Carlos

Departamento de Tecnologia Agroindustrial e Sócio-Economia Rural, Centro de Ciências Agrárias

Downloads

Publicado

2013-03-19

Como Citar

1.
Bonini M de A, Bastos RG. Produção de biomassa de Aphanothece microscopica e Chlorella vulgaris por cultivo heterotrófico a partir de Glicose. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 19º de março de 2013 [citado 29º de março de 2024];33(2):151-60. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/10319

Edição

Seção

Artigos