Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Semina: Ciências Biológicas e da Saúde?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Normas Editoriais para Publicação


Esta revista recebe gratuitamente, originais em português, espanhol ou inglês. Após avaliação por pares, divulgamos, sem custos para o autor ou para o leitor

 

    1. Os manuscritos deverão ser submetidos à Revista Semina: Ciências Biológicas e da Saúde exclusivamente pelo Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas, disponível no endereço: <HTTP//WWW.uel.br/revistas/UEL/índex.php/seminabio>.
    2. O manuscrito poderá ser redigido em português ou inglês e deverá ser elaborado no editor de texto Microsoft Word for Windows, fonte Times New Roman, tamanho 12, normal, com margens de 2 cm e espaçamento entrelinhas de 1,5 cm. Manuscritos redigidos em inglês terão prioridade de publicação. As páginas devem ser numeradas, respeitando o número de páginas de acordo com a categoria na qual o manuscrito se enquadra.
    3. Categoria dos manuscritos:
      1. artigos, no máximo 40 páginas;
      2. revisões, no máximo 40 páginas;
      3. comunicações curtas e relatos de caso, no máximo 20 páginas;
      4. resenhas de livros e revistas, no máximo 4 páginas;
    4. Nos artigos de pesquisas que envolveram seres humanos e experimentação com animais vertebrados, em seguimento a Resolução CNS 196/96, deverá ser enviada cópia do parecer de aprovação, com o respectivo número do Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE), emitido por Comitê de Ética em Pesquisa e de acordo com a legislação do país de origem do manuscrito.                                    
    5. Na primeira lauda do manuscrito deverá constar o título do trabalho, acompanhado de sua tradução para o inglês, seguidos do resumo e abstract. O nome dos autores e as informações referentes à titulação não devem constar no documento de submissão a fim de assegurar a avaliação a cegas pelos pareceristas. As informações relativas à autoria do manuscrito devem ser inseridas no sistema de submissão do artigo no terceiro passo “Metadados da submissão”.
    6. O resumo e o abstract devem conter até 250 palavras, elaborados em espaçamento 1,5 cm e contemplarem de maneira sucinta o(s) objetivo(s), material e método, principais resultados e conclusão. Recomenda-se não utilizar abreviações no título e no resumo.
    7. Os manuscritos devem ser estruturados de acordo com a metodologia científica, contemplando os itens introdução, material e método, resultados, discussão e conclusão. A conclusão do estudo poderá ser inserida no final da discussão do artigo. Não há necessidade de quebras de página entre essas seções, devendo o texto ser contínuo.
    8.  Palavras-chave: 3 a 5. Para artigos da área da saúde utilizar os “Descritores em Ciências da Saúde” da Biblioteca Virtual em Saúde (http://decs.bvs.br/). Recomenda-se que os descritores não sejam os mesmos utilizados no título do artigo.

    9. Os agradecimentos a auxílios recebidos para a elaboração do trabalho deverão ser mencionados no final do artigo, antes das referências bibliográficas.
    10. As notas referentes ao corpo do artigo devem ser indicadas com um asterisco alto, imediatamente depois da frase a que diz respeito. As notas deverão vir no rodapé do texto.
    11. Os apêndices poderão ser empregados no caso de listagens extensivas, estatísticas e outros elementos de suporte.
    12. As figuras e fotografias deverão estar inseridas no texto pelo seu número de ordem e serem enviadas no formato JPEG, com resolução mínima de 300 dpi, como documento suplementar. Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte e a permissão para reprodução.
    13. Os quadros e/ou tabelas deverão ser acompanhados de cabeçalho que permita compreender o significado dos dados reunidos, sem necessidade de referência ao texto. Assinalar, no texto, por seu número de ordem, os locais onde os quadros e/ou tabelas devem ser intercalados.
    14. Nas ilustrações de qualquer natureza (tabela, quadro, desenho, esquema, fluxograma, fotografia, mapa, gráfico, figura, entre outros) o título deve ser inserido na parte superior, seguido de seu número arábico, travessão e o respectivo titulo. A indicação da fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legendas, notas e outras informações necessárias à compreensão da ilustração devem localizar-se na parte inferior da ilustração em fonte tamanho 10.
    15. As grandezas, unidades e símbolos deverão obedecer às normas nacionais correspondentes (Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT).
    16. As citações deverão seguir o sistema de chamada alfabética (NBR 10520 da ABNT). Quando a obra possuir até três (3) autores, indicam-se todos, na mesma ordem em que aparecem na obra, emprega-se (;) entre os autores. Quando a obra possuir mais de três (3) autores, menciona-se o primeiro, seguido da expressão et al. Na lista de referências devem constar o nome de todos os autores.
    17. As referências bibliográficas devem ser redigidas segundo a norma NBR 6023/2000 da ABNT e deverão ser listadas em ordem alfabética no final do artigo. São permitidas até 35 referências, exceto para artigos de revisão (até 60 referências). A exatidão das referências é de responsabilidade do(s) autor(es).
Exemplos:

Artigos de periódico

CARREIRA, C. M.; PEREIRA, P. C. M. Perfil nutricional e dietético de indivíduos com hepatite C. Semina: Ciências Biológicas e da Saúde, Londrina, v. 32, n. 2, p. 143-154, 2011.

ZACCHEO, P. V. C.; NEVES, C. S. V. J. ; STENZEL, N. M. C.; OKUMURA, R. S. Distribuição do sistema radicular de porta-enxertos sob laranjeira folha murcha em clima subtropical. Semina: Ciências Agrárias, Londrina, v. 33, n. 3, p. 921-930, 2012.

Livros (Autor de todo o livro)

GARANHANI, M. L.; VALLE, E. R. M. Educação em enfermagem: análise existencial em um currículo integrado sob o olhar de Heidegger. Londrina: Eduel, 2010.

HADDAD, M. C. F. L.; GUARIENTE, M. H. D. M.; FERNANDES, M. V.; CARDOSO, M. G. P.; NONACA, N. A. M.; BELEI, R. A.; DOMANSKY, R. C.; CARETTA, R. Manual de procedimentos técnicos e administrativos de enfermagem. Londrina: Eduel, 2003.

Livro (Autor de capítulo dentro de seu próprio livro)

OHNISHI, M.; UTYAMA, I.K.A.; SILVA, F.P.; JANENE, S.M.A. Feridas, cuidados e condutas. In: _____. Feridas. Londrina: Eduel, 2001. p. 7-17.

Livro (Autor de capítulo dentro de um livro editado por outro autor principal)

WAITZBERG, D. L.; FERRINI, M. T. Avaliação nutricional. In: WAITZBERG, D. L. Nutrição parenteral e enteral na prática clínica. 3. ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2000. Cap. 13, p. 127-52.

SHIBATTA, O. A.; BENNEMANN, S. T.; MORI, H.; SILVA, D. F. Riqueza biológica e ecológica dos peixes do ribeirão Varanal. In: BENNEMANN, S. T.; SHIBATTA, O. A.; VIEIRA, A. O. A flora e a fauna do ribeirão Varanal: um estudo da biodiversidade no Paraná. Londrina: Eduel, 2008. p.76-97.

Teses, dissertações e monografias

ARVALHO, V. B. O pragmatismo de John Dewey e a educação infantil municipal de Londrina: relações possíveis? 2011. 221 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 2011.

GONZÁLEZ, A. D. Ser docente na área da saúde: uma abordagem à luz da fenomenologia heideggeriana. 2012. 115 f. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 2012.

DANTAS, I. S. Levantamento da prevalência do tabagismo entre alunos do 2º grau noturno da Escola Estadual Manoel Romão Neto do Município de Porto Rico – PR. 1997. 28 f. Monografia (Especialização em Biologia) – Universidade Paranaense, Umuarama. 1997.

 Evento (em anais, periódico e meio eletrônico)

MOSTRA CIENTÍFICA DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE/UEL, 3., 2011, Londrina. Anais... Londrina: Espaço para Saúde, 2011.

Resumo de trabalho apresentado em evento

NOGUEIRA, A. S; SILVA, A. P.; DANTAS, E. D.; YUKITA, E.; LOLIS, D. Aspectos que contribuem para a morte violenta de jovens em londrina. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS, 8., 2010, Londrina. Anais... Londrina: Eduel, 2010.

VISCONSINI, N. J. C. et al. Grau de translucidez de resinas compostas micro-híbridas fotopolimerizáveis: estudo piloto. In: JORNADA ODONTOLÓGICA DA UNIPAR, 10. 2005, Umuarama. Anais... Umuarama: UNIPAR, 2005. p. 8-11. CD-ROM.

Entidade Coletiva

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Classificação internacional de doenças. 10. ed. São Paulo: Ed. Universidade de São Paulo, 2003.

BRASIL. Ministério da Saúde. Doenças relacionadas ao trabalho: manual de procedimentos para os serviços de saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2001.

Documentos de acesso exclusivo em meio eletrônico

GONTIJO, E. O que é saúde? Disponível em: <http:/www.cdof.com.br/consult45.htm>. Acesso em: 25 jul. 2005.

BRASIL. Ministério da Saúde. Datasus: informações de saúde. Disponível em: <www.datasus.gov.br/tabnet/tabnet.htm>. Acesso em: 10 fev. 2006.

Documentos jurídicos

BRASIL. Decreto-lei n° 2423, de 7 de abril de 1998. Estabelece critérios para pagamento de gratificações e vantagens pecuniárias as titulares de cargos e empregos da Administração Federal direta e autárquica e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, seção 1, pt. 1, p. 6009, 8 abr. 1998.                  

  1. Para submissões da área da biológica e da saúde  devem ser observ ados os itens do check-list.
  2. O autor principal ou correspondente deverá enviar, pelo sistema eletrônico da revista, uma carta ao editor, autorização para publicação do trabalho na SEMINA, esclarecendo que se trata de um trabalho original e comprometendo-se a não publicá-lo em outro periódico.
  3. A publicação dos trabalhos depende de parecer da Assessoria Científica Ad hoc da SEMINA.
  4. As questões e problemas não previstos na presente norma serão dirimidos pelo Comitê Editorial da área para a qual foi submetido o artigo para publicação.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".

  2. Para submissões da área biológica e da saúde devem ser observados o check list abaixo:
    Check list

  3. Dados de autoria de todos os autores devem ser preenchidos no processo de submissãoUtilize o botão "incluir autor"
  4. Todos os metadados em  inglês devem ser  preenchidos (title, abstrac and key-words).

    Para incluí-los, depois de salvar os dados de submissão em portugues, clicar em "editar metadados" no topo da página - alterar o idioma para o inglês e inserir: titulo em inglês, abstract e key word.
  5. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word e não ultrapassam 2MB.

  6. As figuras e tabelas estão inseridas no texto e não no final do documento, como anexos.

    As figuras, gráficos, equações, esquemas, etc devem apresentar qualidade gráfica adequada (usar somente fundo branco) e com a mesma dimensão, para que possam ser reduzidas uniformemente (largura máxima de uma coluna (8,0 cm)).

    Obs:. se escaneadas, deverão ser em alta resolução (800 dpi/bitmap para traços).

  7. No artigo de pesquisa que envolvem seres humanos e experimentação com animais vertebrados deve ser enviado como documento suplementar cópia do parecer de aprovação, com o respectivo número do Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE), emitido por Comitê de Ética em Pesquisa e de acordo com a legislação do país de origem do manuscrito. 
 

Declaração de Direito Autoral

Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da Revista Semina: Ciências Biológicas e da Saude. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.

Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.

As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.



Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.