Vencendo barreiras para a aplicação dos princípios da construção enxuta.

Ercilia H Hirota, James A Powell, Caroline l Davey, Jennifer E Powell, Carlos T Formoso

Resumo


A introdução dos conceitos da Produção Enxuta representa uma inovação no contexto da gestão da produção da Construção. A disseminação e implementação desta inovação enfrenta, no entanto, barreiras de origem cultural. Este artigo discute a necessidade de desenvolvimento de competências gerenciais para a aplicação dos conceitos e princípios da Construção Enxuta. Parte-se do princípio de que a aplicação desse conteúdo teórico requer uma mudança do paradigma atualmente predominante no Gerenciamento da Construção. Os autores propõem o uso da abordagem Aprendizagem na Ação para a promoção da inovação e de mudanças culturais nas empresas de construção, particularmente, no que se refere á introdução dos conceitos e princípios da Construção Enxuta. Os argumentos apresentados são baseados nos resultados de dois estudos de caso: o primeiro foi desenvolvido em uma empresa construtora de porte médio da Inglaterra e o segundo, constituído de um grupo de quatro gerentes de produção de diferentes empresas construtoras   e incorporadoras   de   Porto Alegre/RS. Em  ambos  os  casos, os resultados indicaram que a Aprendizagem na Ação é uma abordagem adequada para a indução à mudança de atitudes gerenciais. Os resultados obtidos nos dois estudos de caso são analisados à luz das teorias sobre aprendizagem individual e organizacional, considerando ainda, o desenvolvimento histórico da prática do gerenciamento da Construção.


Palavras-chave


aprendizagem na ação; construção enxuta; inovação; mudança; significados.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1679-0375.2000v21n4p17

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Semin., Ciênc. Exatas Tecnol.

Londrina - PR

E-ISSN: 16790375

DOI: 10.5433/1679-0375

E-mail: seminaexatas@uel.br

 

 

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional