Termodinâmica clássica ou termodinâmica do equilíbrio: aspectos conceituais básicos.

Antonio Braz de Pádua, Cléia Guiotti de Pádua, João Lucas Correia Silva, Ricardo Spagnuolo Martins, Felipe Barreiro Postali, Luiz Augusto Calvo Tiritan

Resumo


A Termodinâmica Clássica ou Termodinâmica do Equilíbrio é uma das áreas da Física mais bem consolidadas. É sintetizada por uma estrutura de conhecimento bem definida e autocoerente. A essência da estrutura teórica da Termodinâmica Clássica está num um conjunto de leis naturais que governam o comportamento de sistemas físicos macroscópicos. Essas leis foram formuladas a partir de generalizações de observações e são, em grande parte, independentes de quaisquer hipóteses relativas à natureza microscópica da matéria. Em geral, as aproximações estabelecidas para a Termodinâmica Clássica seguem uma das duas alternativas: a aproximação histórica que faz uma descrição cronológica da evolução das idéias, conceitos e fatos e, a aproximação postulatória, na qual são formulados postulados não demonstrados “a priori”, mas que podem ter suas veracidades confirmadas “a posteriori”. Neste trabalho, elaboramos uma breve revisão da evolução conceitual da aproximação histórica pré-clássica que vai desde o início do século XVII até meados do século XIX. Para isso, abordamos de forma evolucionária e fenomenológica os seguintes temas: natureza do calor, termometria, calorimetria, máquina térmica de Carnot, equivalente mecânico do calor e, a primeira e a segunda lei. A lei zero, que foi formulada posteriormente, está incluída na discussão.


Palavras-chave


Leis da Termodinâmica; Temperatura; Equilíbrio térmico; Calor; Calórico; Máquina térmica; Ciclo de Carnot; Energia interna; Trabalho mecânico; Equivalente mecânico do calor; Entropia.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1679-0375.2008v29n1p57

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Semin., Ciênc. Exatas Tecnol.

Londrina - PR

E-ISSN: 16790375

DOI: 10.5433/1679-0375

E-mail: seminaexatas@uel.br

 

 

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional