A química no ensino médio tendo “detergente” como tema motivador

Olívio Fernandes Galão, Eliana Aparecida Silicz Bueno, Dionisio Borsato, Flaveli Aparecida de Souza Almeida, Ivanira Moreira, Antonio Martins

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo associar o ensino de alguns conceitos de química com o cotidiano dos alunos do Ensino Médio. O tema escolhido foi “detergente” porque este produto faz parte da vida diária das pessoas já há algumas décadas. Devido à presença de agente tensoativo, fosfatos e outras substâncias em sua composição, este produto tem provocado problemas ao ambiente. Partindo do tema motivador “detergente” e com a elaboração de um mapa conceitual foi possível abordar conceitos de ligações de hidrogênio, tensão superficial, forças de van der Waals, solubilidade, e ainda a questão da biodegradabilidade de produtos químicos no ambiente.


Palavras-chave


Detergente; Tensoativo; Biodegradabilidade; Mapa Conceitual.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1679-0375.2003v24n1p85

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Semina: Ciências Exatas e Tecnológicas/

Semina: Exact and Technological Sciences
Londrina - PR
ISSN Impresso/Print ISSN: 16765451

ISSN Eletrônico/EISSN: 16790375