A química no ensino médio tendo “detergente” como tema motivador

Olívio Fernandes Galão, Eliana Aparecida Silicz Bueno, Dionisio Borsato, Flaveli Aparecida de Souza Almeida, Ivanira Moreira, Antonio Martins

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo associar o ensino de alguns conceitos de química com o cotidiano dos alunos do Ensino Médio. O tema escolhido foi “detergente” porque este produto faz parte da vida diária das pessoas já há algumas décadas. Devido à presença de agente tensoativo, fosfatos e outras substâncias em sua composição, este produto tem provocado problemas ao ambiente. Partindo do tema motivador “detergente” e com a elaboração de um mapa conceitual foi possível abordar conceitos de ligações de hidrogênio, tensão superficial, forças de van der Waals, solubilidade, e ainda a questão da biodegradabilidade de produtos químicos no ambiente.


Palavras-chave


Detergente; Tensoativo; Biodegradabilidade; Mapa Conceitual.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1679-0375.2003v24n1p85

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Semin., Ciênc. Exatas Tecnol.

Londrina - PR

E-ISSN: 16790375

DOI: 10.5433/1679-0375

E-mail: seminaexatas@uel.br

 

 

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional