Application of methods of hierarchical clustering to accessions of Paspalum ( Graminea ( Poaceae)

Application of methods of hierarchical clustering to accessions of Paspalum ( Graminea ( Poaceae)

Authors

  • Totti Renata Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba
  • Roland Vencovsky Universidade de São Paulo
  • Luiz Alberto Rocha Batista Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0375.2001v22n1p25

Keywords:

Cluster analysis, Hierarchicals methods, Dendrogram.

Abstract

O objetivo deste estudo foi organizar acessos das espécies Paspalum guenoarum e Paspalum plicatulum, em grupos de similaridade, a partir de características reprodutivas, vegetativas e agronômicas utilizando três métodos de análise de agrupamento hierárquico. Visou à obtenção de conhecimentos básicos para o melhoramento genético do gênero Paspalum cujas espécies contém opções importantes de forrageiras com alta produtividade e boa adaptação. As análises envolveram 5 acessos de Paspalum guenoarum e 21 de Paspalum plicatulum, utilizando um total de 44 descritores, sendo 15 descritores reprodutivos, 22 vegetativos e 7 agronômicos para a avaliação anual. Também foi realizada uma análise considerando um conjunto reduzido de 8 descritores, os quais foram previamente selecionados com base em análises de componentes principais. A construção de dendrogramas mostrou que o método da ligação média não ponderada (UPGMA) foi superior aos demais métodos utilizados, apresentando grupos de acessos mais coerentes e com um menor grau de encadeamento entre espécies, assim como um alto valor do coeficiente de correlação cofenética. O conjunto reduzido de descritores principais demonstrouse eficiente para quantificar as similaridades e realizar o agrupamento dos acessos, fornecendo grupos coerentes com as espécies a que os acessos pertencem e também com seus locais de coleta. As medidas de distância revelaram a existência de uma ampla gama de diversidades genéticas, não só entre as espécies como dentro delas. Vários acessos coletados em locais próximos mostraram-se muito similares, indicando tratar-se de réplicas ou de materiais com base genética muito semelhante.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Totti Renata, Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba

Docente do Departamento de Matemática / Escola de Engenharia de Piracicaba- Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba - FUMEP, Caixa Postal 226, CEP 13414-040, Piracicaba, SP.

Roland Vencovsky, Universidade de São Paulo

Professor Doutor do Departamento de Genética/ ESALQ/USP, Caixa Postal 09, CEP-13418-900, Piracicaba, SP.

Luiz Alberto Rocha Batista, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Graduação em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1974) , mestrado em Genetica e Melhoramento de Plantas pela Universidade de São Paulo (1980) e doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade de São Paulo (1981) . Atualmente é PESQUISADOR III da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Zootecnia , com ênfase em Pastagem e Forragicultura. Atuando principalmente nos seguintes temas: VARIABILIDADE, ENDOGAMIA, XENIA.

Published

2004-07-15

How to Cite

Renata, T., Vencovsky, R., & Batista, L. A. R. (2004). Application of methods of hierarchical clustering to accessions of Paspalum ( Graminea ( Poaceae). Semina: Ciências Exatas E Tecnológicas, 22(1), 25–35. https://doi.org/10.5433/1679-0375.2001v22n1p25

Issue

Section

Original Article
Loading...