Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Semina: Ciências Exatas e Tecnológicas?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

                     Normas Editoriais para publicação dos trabalhos

1.  O manuscrito deve ser submetido na forma eletrônica. O trabalho deverá ser elaborado em Microsoft Word for Windows ou LaTex. (template word  ou template LaTex)

Os artigos poderão ser submetidos em português ou inglês, mas somente serão publicados em inglês.

Os artigos submetidos em Português, após o aceite, deverão ser obrigatoriamente traduzidos para o inglês e deverão estar acompanhados (como documento suplementar) do comprovante de tradução.

Segue o link de alguns possíveis tradutores:   

American Journal Experts

Editage

Elsevier

http://www.proof-reading-service.com

http://www.academic-editing-services.com/

http://www.publicase.com.br/formulario.asp 

http://www.stta.com.br/

O autor principal deverá anexar no sistema o documento comprobatório dessa correção na página de submissão em “Docs. Sup.”

2.   Categorias dos Trabalhos:

      a) artigos originais: máximo 10 (dez) páginas;
      b) artigos de revisão (tutoriais): máximo 15 (quinze) páginas;

3.   Título do trabalho: o título deve ser breve e suficientemente específico e descritivo, contendo as palavras-chave que representem o conteúdo do texto.

4.   Nome(s) completo(s) do(s) autor(es): Os demais dados como título e/ou credenciais, cargo(s) ocupado(s) pelo(s) autor(es) e local de realização do trabalho deverão constar em nota de rodapé.

5.   Deve ser incluído um resumo informativo de aproximadamente 200 palavras, em inglês.

6.   Agradecimentos a auxílios recebidos para a elaboração do trabalho poderão ser mencionados no final do artigo.

7.   Notas de rodapé referentes ao corpo do artigo devem ser numeradas, imediatamente depois da frase a que diz respeito.

8.   Apêndices podem ser empregados no caso de listagens extensivas, estatísticas e outros elementos de suporte.

9.    Materiais gráficos, tais como fotografias (nítidas) e gráficos (estritamente indispensáveis à clareza do texto) deverão aparecer diretamente e ao longo do texto. Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte e a permissão para reprodução.

  • Para as tabelas e qualquer que seja a ilustração (desenho, esquemas, fluxogramas, fotografias, mapas, organogramas, plantas, quadros, entre outros), o título deve figurar na parte superior da mesma, seguida de seu número de ordem de ocorrência em algarismo arábico, travessão e o respectivo titulo.

    Indicar a fonte consultada abaixo da tabela ou figura (elemento obrigatório). Utilizar fonte menor. E quando se tratar de ilustração produzida pelo próprio autor do trabalho, indica-se:

            Fonte: o próprio autor

 

10.  Os quadros e tabelas deverão ser acompanhados de cabeçalho que permita compreender o significado dos dados reunidos, sem necessidade de referência ao texto. Devem aparecer diretamente e ao longo do corpo do texto.

11.  As grandezas, unidades e símbolos deverão obedecer às normas nacionais correspondentes (ABNT).

12. Citações bibliográficas deverão seguir o sistema de chamada alfabética (NBR 10520 da ABNT).

13. Referências bibliográficas devem ser redigidas segundo a norma NBR 6023/2000 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e deverão ser listadas na ordem alfabética no final do artigo. A exatidão e adequação das referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto do artigo são da responsabilidade do autor.

14.  A publicação dos trabalhos depende de parecer da Assessoria Científica "Ad hoc".

15.  As questões e problemas não previstos na presente norma serão dirimidos pelo Comitê Editorial da área para a qual foi submetido o artigo para publicação.  

 

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word e não ultrapassam 2MB.
  3. Os dados de autoria  de todos os autores devem ser preenchidos no processo de submissão

    Utilize o botão "incluir autor"

  4. As figuras e tabelas estão inseridas no texto e não no final do documento, como anexos.

    As figuras, gráficos, equações, esquemas, etc estão com qualidade gráfica adequada (usar somente fundo branco) e tem a mesma dimensão, para que possam ser reduzidas uniformemente (largura máxima de uma coluna (8,0 cm)).

    Obs:. se escaneadas, deverão ser em alta resolução (800 dpi/bitmap para traços).

    POs títulos das tabelas e ou figuras estão indicados na parte superior da mesma, seguida de seu número de ordem de ocorrência em algarismo arábico, travessão e o respectivo titulo.

  5. Todos os metadados em  ingles devem ser  preenchidos (title, abstrac and key-words).

    Para incluí-los, depois de salvar os dados de submissão em portugues, clicar em "editar metadados" no topo da página - alterar o idioma para o inglês e inserir: titulo em inglês, abstract e key words.

     

  6. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

    Template word

    Template LaTex

     

 

Declaração de Direito Autoral

Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da Revista Semina: Ciências Exatas e Tecnológicas. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

 



Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional



 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.