Componentes da produção e qualidade de sementes dos cultivares marandu e xaraés de Brachiaria brizantha (Hochst. ex A. Rich.)

Autores

  • Danilo Gusmão de Quadros Faculdade de Agronomia, Universidade do Estado da Bahia
  • Alexandro Pereira Andrade Faculdade de Agronomia, Universidade do Estado da Bahia
  • Gina Carla de Oliveira Faculdade de Agronomia, Universidade do Estado da Bahia
  • Eduardo Pereira Oliveira Discente da Faculdade de Agronomia – Universidade do Estado da Bahia – Campus IX.
  • Eder Stolben Moscon Faculdade de Agronomia, Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n5p2019

Palavras-chave:

Espiguetas, Poaceae, Racemos.

Resumo

Objetivou-se com este trabalho avaliar os componentes da produção e a qualidade de sementes dos cvs. Marandu e Xaraés de Brachiaria brizantha (Hochst. ex A. Rich.) Stapf nos cerrados baianos, colhida por varredura manual ou mecanizada. Foi utilizado delineamento inteiramente casualizado, com 20 repetições, quantificando a densidade de perfilhos reprodutivos, o número de rácemos/perfilho, comprimento do rácemo basal, número de espiguetas/rácemo e produtividade de sementes puras/ha, utilizando um quadrado de 1m2 em campo de produção com 320 e 80 ha dos cvs. Xaraés e cv. Marandu, respectivamente, na Fazenda Sagrillo, município de Barreiras, oeste do Estado da Bahia, com avaliações de campo entre maio e junho de 2008. As sementes colhidas por varredura manual e mecanicamente foram analisadas quanto à pureza, germinação e vigor de plântula a três profundidades de semeadura em caixa de areia (1, 2 e 4 cm). Os dados foram analisados estatisticamente no programa ASSISTAT, assumindo como significativas diferenças entre médias cujos valores de F forem menores que 0,05%, pelo teste Tukey. A cv. Xaraés apresentou maior densidade de perfilhos reprodutivos (206/m2), racemos em maior número (7,25) e mais compridos (15,8 cm) que o cv. Marandu (100 perfilhos/m2, 6,80 rácemos/perfilho e 14,9 cm/rácemo, respectivamente). Entretanto, o número de espiguetas por racemo foi semelhante (50,8 unidades). A produtividade de sementes puras foi maior no cv. Xaraés (188 kg/ha) que no cv. Marandu (154 kg/ha). A germinação na caixa de areia não diferiu entre os cultivares, método de colheita, ou profundidade de semeadura. Todavia, o vigor de plântula diminuiu com o aumento da profundidade de semeadura de 1 e 2 cm para 4 cm. O cv. Xaraés apresentou componentes da produção de sementes mais favoráveis resultando em maior produtividade, enquanto a qualidade não diferiu entre cultivares ou método de colheita.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Danilo Gusmão de Quadros, Faculdade de Agronomia, Universidade do Estado da Bahia

Prof. da Faculdade de Agronomia, Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Campus IX, BR 242, km 04, s/n. Lot. Flamengo, Barreiras, Bahia, BA.

Alexandro Pereira Andrade, Faculdade de Agronomia, Universidade do Estado da Bahia

Doutorando em Zootecnia, UNEB, Itapetinga, Bahia, BA.

Gina Carla de Oliveira, Faculdade de Agronomia, Universidade do Estado da Bahia

Engª Agrª da Faculdade de Agronomia, UNEB, Campus IX, Barreiras, Bahia, BA.

Eduardo Pereira Oliveira, Discente da Faculdade de Agronomia – Universidade do Estado da Bahia – Campus IX.

Engº Agrº da Faculdade de Agronomia, UNEB, Campus IX, Barreiras, Bahia, BA.

Eder Stolben Moscon, Faculdade de Agronomia, Universidade do Estado da Bahia

Discente da Faculdade de Agronomia, UNEB, Campus IX, Barreiras, Bahia, BA.

Downloads

Publicado

2012-10-30

Como Citar

Quadros, D. G. de, Andrade, A. P., Oliveira, G. C. de, Oliveira, E. P., & Moscon, E. S. (2012). Componentes da produção e qualidade de sementes dos cultivares marandu e xaraés de Brachiaria brizantha (Hochst. ex A. Rich.). Semina: Ciências Agrárias, 33(5), 2019–2028. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n5p2019

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)