Primeiro relato de atividade patogênica de Hirsutella thompsonii (Fischer) sobre o ácaro-da-erinose-da-lichia Aceria litchii (Keifer)

Autores

  • Pedro Renan Ferreira Picoli Universidade Estadual Paulista
  • Marineide Rosa Vieira Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n1p187

Palavras-chave:

Litchi chinensis, Acari, Controle biológico.

Resumo

O ácaro-da-erinose-da-lichia Aceria litchii (Keifer) é encontrado em todas as regiões produtoras atacando folhas e inflorescências de plantas de lichia. O ataque de A. litchii em folhas jovens causa a produção de eríneos na superfície inferior, que posteriormente se transformam em galhas de coloração marrom e aparência aveludada. Ataques severos podem provocar queda de folhas e destruição dos ponteiros afetando diretamente a produção. No ano de 2009 foi registrada uma grande infestação da praga em plantas de lichia (Litchi chinensis Sonn.) no município de Casa Branca, São Paulo – Brasil (21°27´O; 47°02´S; 679 metros de altitude). No mês de junho, muitas galhas provocadas pela infestação do ácaro apresentavam um micélio de coloração branca e muitos eriofídeos mortos. O fungo foi identificado como Hirsutella thompsonii (Fischer). Os resultados sugerem que as galhas podem facilitar o desenvolvimento do fungo e a sua permanência nas plantas. Dessa forma, a possibilidade do controle biológico de A. litchii com H. thompsonii deve ser investigada.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Pedro Renan Ferreira Picoli, Universidade Estadual Paulista

Engº Agrº, Mestre em Agronomia.

Marineide Rosa Vieira, Universidade Estadual Paulista

Profª do Deptº de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Ilha Solteira, SP.

Downloads

Publicado

2013-03-04

Como Citar

Picoli, P. R. F., & Vieira, M. R. (2013). Primeiro relato de atividade patogênica de Hirsutella thompsonii (Fischer) sobre o ácaro-da-erinose-da-lichia Aceria litchii (Keifer). Semina: Ciências Agrárias, 34(1), 187–190. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n1p187

Edição

Seção

Comunicações