Adubação nitrogenada no feijoeiro após milho safrinha consorciado com Urochloa brizantha e Urochloa ruziziensis

Autores

  • Emerson de Freitas Cordova de Souza Faculdade de Ciências Agronômicas, Universidade Estadual Paulista
  • Rogério Peres Soratto Faculdade de Ciências Agronômicas, Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6Supl1p2669

Palavras-chave:

Phaseolus vulgaris, Nitrogênio, Braquiária, Plantio direto.

Resumo

O feijoeiro comum é uma planta bastante exigente em nitrogênio (N), porém, são escassas as informações sobre a necessidade da cultura por esse nutriente quando cultivada em sucessão ao milho consorciado com braquiárias. Objetivou-se avaliar o efeito da adubação nitrogenada no feijoeiro cultivado no sistema plantio direto, em sucessão ao milho safrinha consorciado com Urochloa brizantha (Syn. Brachiaria bryzantha) ou Urochloa ruziziensis (Syn. Brachiaria ruziziensis). O experimento foi realizado durante dois anos agrícolas, em Latossolo Vermelho distroférrico. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso, com parcelas subdivididas, com quatro repetições. As parcelas foram constituídas por dois tipos de palhadas precedentes ao cultivo do feijoeiro (milho + U. brizantha e milho + U. ruziziensis) e as subparcelas por quatro doses de N (0, 35, 70 e 140 kg ha-1), utilizando como fonte o nitrato de amônio. A aplicação de N melhorou a nutrição nitrogenada e aumenta o crescimento do feijoeiro cultivado em sucessão ao milho safrinha consorciado com U. brizantha ou U. ruziziensis, porém, pouco influenciou a produtividade de grãos. A produtividade de grãos do feijoeiro foi semelhante em sucessão ao milho consorciado com U. brizantha e U. ruziziensis.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Emerson de Freitas Cordova de Souza, Faculdade de Ciências Agronômicas, Universidade Estadual Paulista

Doutorando em Agronomia-Agricultura, Faculdade de Ciências Agronômicas, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Campus de Botucatu, Botucatu, SP.

Rogério Peres Soratto, Faculdade de Ciências Agronômicas, Universidade Estadual Paulista

Prof. Assistente Doutor do Departamento de Produção Vegetal, Faculdade de Ciências Agronômicas, UNESP, Campus de Botucatu, Botucatu, SP. Bolsista do CNPq.

Downloads

Publicado

2012-12-20

Como Citar

Souza, E. de F. C. de, & Soratto, R. P. (2012). Adubação nitrogenada no feijoeiro após milho safrinha consorciado com Urochloa brizantha e Urochloa ruziziensis. Semina: Ciências Agrárias, 33(6Supl1), 2669–2680. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6Supl1p2669

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)