Características físico-químicas do grão de cultivares de arroz em função da adubação nitrogenada

Autores

  • Fábio Luiz Checchio Mingotte Universidade Estadual Paulista
  • Renata Kimie Hanashiro Universidade Estadual Paulista
  • Domingos Fornasieri Filho Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6Supl1p2605

Palavras-chave:

Oryza sativa L., Nitrogênio, Qualidade nutricional, Teste de álcali.

Resumo

O arroz (Oriza sativa L.) destaca-se como alimento básico da população mundial devido suas importantes propriedades nutricionais. No entanto, as características físico-químicas do grão de arroz variam com a cultivar, podendo ainda ser influenciadas pelo manejo cultural, a exemplo da adubação nitrogenada. O presente trabalho teve por objetivo avaliar características físico-químicas dos grãos de treze cultivares de arroz de terras altas, sob irrigação suplementar por aspersão, submetidas a diferentes doses de nitrogênio (0, 40, 80, 120 e 160 kg ha-1) em cobertura. Foram avaliados os componentes de rendimento de engenho, assim como a classe comercial, temperatura de gelatinização, teor de nitrogênio total e porcentagem de proteína bruta nos grãos. A adubação nitrogenada influencia positivamente no rendimento de grãos inteiros, com destaque para IAC 25 e BRS Colosso. BRS Aroma, IAC 202, IAC 500, BEST 2000, Curinga e Baldo apresentam alta porcentagem de grãos quebrados. As cultivares Baldo e Carnaroli (próprios para a culinária italiana), IAC 25 e Caiapó enquadram-se na classe dos grãos longos; as demais, como longo-finos. As cultivares, exceto CIRAD 141, apresentam grãos com temperatura de gelatinização entre intermediária e baixa, proporcionando rápida cocção. O conteúdo protéico dos grãos é variável entre as cultivares, com a adubação nitrogenada contribuindo para sua elevação.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fábio Luiz Checchio Mingotte, Universidade Estadual Paulista

Doutorando em Agronomia, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Deptº de Produção Vegetal, Jaboticabal, SP. Bolsista FAPESP.

Renata Kimie Hanashiro, Universidade Estadual Paulista

Discente em Agronomia da UNESP, Jaboticabal, SP.

Domingos Fornasieri Filho, Universidade Estadual Paulista

Prof. Dr. da UNESP, Jaboticabal, SP.

Downloads

Publicado

2012-12-20

Como Citar

Mingotte, F. L. C., Hanashiro, R. K., & Fornasieri Filho, D. (2012). Características físico-químicas do grão de cultivares de arroz em função da adubação nitrogenada. Semina: Ciências Agrárias, 33(6Supl1), 2605–2618. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6Supl1p2605

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)