Morfobiometria carpo-seminal e germinação de Lafoensia pacari A. St. Hil. (Lythraceae) exposta a diferentes concentrações de GA3

Autores

  • Marisol Ragonha Fernandes Laboratório de Botânica e Análises Ambientais do Centro Universitário Hermínio Ometto
  • Mariana Pires Barboza Laboratório de Botânica e Análises Ambientais do Centro Universitário Hermínio Ometto
  • Thiago de Souza-Leal Laboratório de Botânica e Análises Ambientais do Centro Universitário Hermínio Ometto
  • Cristiano Pedroso-de-Moraes Laboratório de Botânica e Análises Ambientais do Centro Universitário Hermínio Ometto

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6Supl1p2571

Palavras-chave:

Cerrado, Embebição, Fruto, Giberelina, Sementes.

Resumo

Reguladores de crescimento melhoram o desempenho das plântulas, acelerando a velocidade de emergência e ampliando o potencial fisiológico das sementes mesmo em condições adversas. O objetivo deste trabalho foi realizar a biometria carposeminal e avaliar a influência do GA3, em diferentes concentrações, na superação de dormência de sementes de Lafoensia pacari A. St. Hil., uma planta arbórea do cerrado e de interesse medicinal. Para a biometria foram utilizados 100 frutos e 100 sementes, nos quais foram medidos o comprimento, diâmetro do fruto e do opérculo. As sementes foram caracterizadas pelo número médio por fruto, peso de 1000 sementes, além do comprimento, largura e espessura, também realizadas para o embrião. Os tratamentos utilizados foram: água destilada e GA3 a 5, 10 e 20 mg.L-1, adicionados a quatro lotes de 100 sementes cada. As sementes secas em papel absorvente foram distribuídas em grupos de 25 unidades, em quatro placas com papel de filtro e 10 mL de água destilada, mantidas em incubadora B.O.D. à 25ºC e luz branca fluorescente a 116 ?mol.m- 2.s-1. Os dados obtidos foram utilizados no cálculo da porcentagem de Germinação (G%), Índice de Velocidade de Germinação (IVG) e Tempo Médio de Germinação (TM), e os resultados submetidos à análise de regressão. A morfobiometria carpo-seminal obtida mostra a relação dos frutos e sementes com a dispersão autocórica/anemocórica e pode servir como ferramenta para diferenciação específica. O aumento das concentrações de GA3 influenciou positivamente a Porcentagem e Índice de Velocidade de Germinação e negativamente o Tempo Médio de Germinação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marisol Ragonha Fernandes, Laboratório de Botânica e Análises Ambientais do Centro Universitário Hermínio Ometto

Discente de Iniciação Científica do Laboratório de Botânica e Análises Ambientais do Centro Universitário Hermínio Ometto, UNIARARAS, Araras, SP.

Mariana Pires Barboza, Laboratório de Botânica e Análises Ambientais do Centro Universitário Hermínio Ometto

Discente de Iniciação Científica do Laboratório de Botânica e Análises Ambientais do Centro Universitário Hermínio Ometto, UNIARARAS, Araras, SP.

Thiago de Souza-Leal, Laboratório de Botânica e Análises Ambientais do Centro Universitário Hermínio Ometto

Discente de Iniciação Científica do Laboratório de Botânica e Análises Ambientais do Centro Universitário Hermínio Ometto, UNIARARAS, Araras, SP.

Cristiano Pedroso-de-Moraes, Laboratório de Botânica e Análises Ambientais do Centro Universitário Hermínio Ometto

Prof. da UNIARARAS, Araras, SP. Pós-Doutorando do Deptº de Biologia. Universidade de Aveiro, Portugal.

Downloads

Publicado

2012-12-20

Como Citar

Fernandes, M. R., Barboza, M. P., Souza-Leal, T. de, & Pedroso-de-Moraes, C. (2012). Morfobiometria carpo-seminal e germinação de Lafoensia pacari A. St. Hil. (Lythraceae) exposta a diferentes concentrações de GA3. Semina: Ciências Agrárias, 33(6Supl1), 2571–2584. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6Supl1p2571

Edição

Seção

Artigos