Qualidade física e fisiológica de sementes de arroz ao longo da linha de beneficiamento

Autores

  • Carlos Eduardo Pereira Universidade Federal do Amazonas
  • Keline Souza Albuquerque Universidade Federal de Lavras
  • João Almir Oliveira Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6Supl1p2995

Palavras-chave:

Oryza sativa L., Vigor, Germinação, Mesa gravitacional.

Resumo

O beneficiamento de sementes é uma etapa importante ao final do processo de produção, visando melhorar características físicas de um lote de sementes, bem como o aprimoramento da qualidade fisiológica. Assim, objetivou-se nesse trabalho avaliar a qualidade física e fisiológica de sementes de arroz (Oryza sativa L.) durante o beneficiamento. Foram utilizadas sementes de arroz, cultivar Caiapó, amostradas nos seguintes pontos da linha de beneficiamento: recepção, após pré-limpeza, após máquina de ar e peneiras e após mesa gravitacional na descarga superior, intermediária e inferior. Para determinação da qualidade das sementes foram utilizadas as seguintes avaliações: pureza física, peso hectolítrico, teste de germinação, emergência em canteiro, índice de velocidade de emergência e teste de sanidade. O beneficiamento de sementes de arroz com as máquinas de pré-limpeza, ar e peneiras e mesa gravitacional, favorece o potencial fisiológico do lote. A qualidade física do lote de sementes de arroz aumenta gradativamente após a passagem por cada máquina ao longo do beneficiamento.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Pereira, Universidade Federal do Amazonas

Prof. Dr. do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, Universidade Federal do Amazonas, UFAM, CEP 69800-000, Humaitá, AM.

Keline Souza Albuquerque, Universidade Federal de Lavras

Pesquisadora Drª, Deptº de Agricultura, Universidade Federal de Lavras, UFLA, Lavras, MG.

João Almir Oliveira, Universidade Federal de Lavras

Prof. Dr. do Deptº de Agricultura, UFLA, Lavras, MG.

Downloads

Publicado

2012-12-20

Como Citar

Pereira, C. E., Albuquerque, K. S., & Oliveira, J. A. (2012). Qualidade física e fisiológica de sementes de arroz ao longo da linha de beneficiamento. Semina: Ciências Agrárias, 33(6Supl1), 2995–3002. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6Supl1p2995

Edição

Seção

Comunicações

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)