Componentes da produção em cultivares de soja com crescimento determinado e indeterminado

Autores

  • Luiz Junior Perini Universidade Estadual de Londrina
  • Nelson da Silva Fonseca Júnior Instituto Agronômico do Paraná
  • Deonisio Destro Universidade Estadual de Londrina
  • Cássio Egidio Cavenaghi Prete Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6Supl1p2531

Palavras-chave:

Glycine Max, Análise de trilha, Genética, Melhoramento.

Resumo

A obtenção de cultivares de soja mais produtivas esta cada vez mais difícil, devido aos altos níveis de produtividade já alcançados para esta leguminosa. O trabalho teve como objetivo avaliar os componentes da produção de cultivares de soja de crescimento determinado e indeterminado, visando a seleção indireta para maior produtividade de grãos. Três cultivares de soja com tipo de crescimento determinado e quatro com tipo indeterminado foram avaliadas, no ano agrícola de 2009/2010. O delineamento experimental empregado foi blocos casualizados, com quatro repetições e sete tratamentos (cultivares). As características analisadas foram: altura da planta; número de nós por planta; número de vagens e grãos por planta; produtividade de grãos por planta; componentes da produtividade de grãos nos quatro últimos nós; massa de mil grãos; massa seca da planta; índice de colheita; número de ramos e vagens nos ramos. Empregou-se análise de variância em blocos ao acaso com informação dentro de parcela. As diferenças entre médias foram comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. As variâncias e covariâncias fenotípicas obtidas pela ANAVA geraram a matriz de correlações fenotípicas entre caracteres. Em seguida foi realizou-se a análise de trilha. Cultivares com tipo de crescimento determinado e indeterminado não diferem quanto aos componentes de produção, diferem apenas para altura na maturidade. Porém, os critérios usados para seleção não devem ser os mesmos entre os dois tipos de cultivares. O número de vagens totais e o número de vagens nos ramos para cultivares com crescimento determinado e o índice de colheita para os indeterminados mostraram maior importância para seleção indireta de cultivares mais produtivos. Independente do tipo de crescimento, o número de grãos por planta está diretamente relacionado com a máxima produtividade em soja.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luiz Junior Perini, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Agronomia. Universidade Estadual de Londrina, UEL, Campus Universitário, Centro Ciências Agrárias, Pós-Graduação em Agronomia, PGA, C P 6001, CEP 86051-990. Londrina, PR.

Nelson da Silva Fonseca Júnior, Instituto Agronômico do Paraná

Pesquisador, em Genética e Melhoramento, Instituo Agronômico do Parará, IAPAR, Londrina, PR.

Deonisio Destro, Universidade Estadual de Londrina

Prof. Dr. Aposentado, UEL, Londrina, PR.

Cássio Egidio Cavenaghi Prete, Universidade Estadual de Londrina

Prof. Dr. do Deptº de Agronomia, CCA/UEL, Londrina, PR.

Downloads

Publicado

2012-12-20

Como Citar

Perini, L. J., Fonseca Júnior, N. da S., Destro, D., & Prete, C. E. C. (2012). Componentes da produção em cultivares de soja com crescimento determinado e indeterminado. Semina: Ciências Agrárias, 33(6Supl1), 2531–2544. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6Supl1p2531

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>