Resistência antimicrobiana nos animais e no ser humano. Há motivo para preocupação?

Autores

  • Mônica Vicky Bahr Arias Universidade Estadual de Londrina
  • Cláudia Maria Dantas de Maio Carrilho Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n2p775

Palavras-chave:

Antimicrobianos, Bactérias, Resistência às drogas, Animais, Medicina humana.

Resumo

A resistência aos agentes antimicrobianos tornou-se uma das principais preocupações para a saúde humana, mas também está se tornando problema em medicina veterinária. Os antimicrobianos são usados mundialmente para tratamento e profilaxia de doenças infecciosas em animais de produção, equinos e animais de companhia e como promotores de crescimento. Em muitos estudos observou-se que o uso de antimicrobianos em animais contribuiu para o desenvolvimento de resistência antimicrobiana em humanos, pois muitas classes de antimicrobianos usadas em animais também são empregadas em seres humanos para tratar doenças graves, ocorrendo falha terapêutica, devido à transferência de bactérias resistentes pela cadeia alimentar. Alguns autores questionam se este risco para a saúde pública originou-se somente do uso de antimicrobianos em animais, visto que estas substâncias são usadas na agricultura e também são encontradas naturalmente no meio ambiente. Assim a resistência bacteriana pode se desenvolver mesmo sem o uso de antimicrobianos. Logo, neste artigo, busca-se revisar o papel dos animais na transmissão de bactérias resistentes aos seres humanos e vice-versa questionando ainda a existência de outras fontes de resistência.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mônica Vicky Bahr Arias, Universidade Estadual de Londrina

Médica Veterinária, Mestre e Doutora em Cirurgia pela FMVZ-USP, Profª Associada do Deptº. de Clínicas Veterinárias, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, PR.

Cláudia Maria Dantas de Maio Carrilho, Universidade Estadual de Londrina

Médica Infectologista, Mestre em Medicina e Ciências da Saúde pela UEL, Profª Assistente da UEL, Coordenadora da CCIH da Irmandade Santa Casa de Londrina e do HU/UEL.

Downloads

Publicado

2012-05-15

Como Citar

Arias, M. V. B., & Carrilho, C. M. D. de M. (2012). Resistência antimicrobiana nos animais e no ser humano. Há motivo para preocupação?. Semina: Ciências Agrárias, 33(2), 775–790. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n2p775

Edição

Seção

Artigos de revisões

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>