Formulação de substratos na produção de biomassa micelial e de lacase de Pleurotus ostreatus

Autores

  • Talita Rafaele D’Agostini Mantovani Universidade Paranaense
  • Luzia Doretto Pacolla Meirelles Universidade Estadual de Londrina
  • Juliana Silveira do Valle Universidade Paranaense
  • Giani Andrea Linde Universidade Paranaense
  • Nelson Barros Colauto Universidade Paranaense

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n5p1681

Palavras-chave:

Subprodutos agrícolas, Micélio, Substrato, Lacase, Pleurotus ostreatus.

Resumo

Pleurotus ostreatus é um produtor de biomassa e lacase, enzima utilizada em processos fermentativos para a hidrólise de substratos lignocelulósicos, com potencial de utilização na produção de biocombustíveis e na alimentação animal. Desta forma, há a necessidade de buscar substratos regionais mais apropriados para a produção de biomassa micelial e de lacase. Assim o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito das características físico-químicas de subprodutos da agroindústria na formulação de substratos para o crescimento micelial e a produção de lacase por P. ostreatus. O experimento foi realizado com as matérias-primas: fibra de soja, farelo de trigo, farelo de arroz, grãos de milho e sabugo de milho que foram separadas em função da granulometria e analisadas quanto à relação carbono/nitrogênio (C/N). O crescimento micelial foi avaliado em meio de cultivo sólido particulado em tubos cilíndricos de borosilicato. Em seguida a produção de lacase foi avaliada utilizando um planejamento fatorial fracionário 26-2 com as variáveis: granulometria do meio de cultivo e adição de minerais (cobre, zinco, ferro, cádmio e magnésio) no meio de cultivo. A produção de lacase foi determinada pela oxidação do ABTS (ácido 2,2’-azino-bis-(3-etilbenzotiazolina-6-sulfônico). Os resultados indicam que o fator mais importante para o crescimento micelial é a capacidade de retenção de oxigênio do meio de cultivo. Para o crescimento micelial de P. ostreatus o sabugo de milho e o farelo de trigo são os melhores componentes do substrato. As demais matérias-primas reduziram o crescimento micelial. Entretanto o fator mais importante para a indução da produção de lacase é a redução do tamanho da partícula, com aumento da área de contato entre o micélio e o substrato.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Talita Rafaele D’Agostini Mantovani, Universidade Paranaense

Bióloga, Mestre em Biotecnologia Aplicada à Agricultura, Universidade Paranaense, UNIPAR, Umuarama, PR.

Luzia Doretto Pacolla Meirelles, Universidade Estadual de Londrina

Profª Drª Associada, Centro de Ciências Biológicas, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, PR.

Juliana Silveira do Valle, Universidade Paranaense

Profª MSc. Adjunta, Curso de Farmácia, Laboratório de Biologia Molecular, UNIPAR, Umuarama, PR.

Giani Andrea Linde, Universidade Paranaense

Profª. Drª. Titular, Mestrado em Biotecnologia Aplicada à Agricultura, Laboratório de Biologia Molecular, UNIPAR, Umuarama,PR.

Nelson Barros Colauto, Universidade Paranaense

Prof. Dr. Titular, Mestrado em Biotecnologia Aplicada à Agricultura, Laboratório de Biologia Molecular, UNIPAR, Umuarama,PR.

Downloads

Publicado

2012-10-29

Como Citar

Mantovani, T. R. D., Meirelles, L. D. P., Valle, J. S. do, Linde, G. A., & Colauto, N. B. (2012). Formulação de substratos na produção de biomassa micelial e de lacase de Pleurotus ostreatus. Semina: Ciências Agrárias, 33(5), 1681–1692. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n5p1681

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)