Avaliação do óleo essencial de alecrim (Rosmarinus officinalis L.) como modulador da resistência bacteriana

Autores

  • Daniele Silva Ribeiro Universidade Federal da Bahia
  • Daniela Benevides Melo Universidade Federal da Bahia
  • Alaíse Gil Guimarães Universidade Federal da Bahia
  • Eudes Silva Velozo Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n2p687

Palavras-chave:

Óleo essencial, Alecrim, Resistência bacteriana.

Resumo

Diversos microrganismos podem ser veiculados por alimentos causando doenças nos seres humanos. Os antibióticos comumente utilizados no tratamento dessas doenças têm apresentado baixo ou nenhum efeito, tendo em vista à resistência que muitos microrganismos têm adquirido. Diante deste quadro, o objetivo desta pesquisa foi avaliar o óleo essencial das folhas de Rosmarinus officinalis L. como modulador da resistência bacteriana a drogas. O óleo essencial foi obtido através de hidrodestilação em aparelho de Clevenger por 3h. Foram testadas 4 cepas de E.coli resistentes a Amplicilina (AMP) e a Tetraciclina (TET) e 4 cepas de Salmonella spp. resistentes a Nitrofurantoína (NIT). As cepas em suspensão escala MacFarland 0,5 foram inoculadas em agar Mueller Hinton, em seguida os discos dos antibióticos embebidos com 10 e 20?L do óleo de alecrim puro foram dispostos sobre as placas. Após 24h/37ºC foram medidos os halos ao redor dos discos. Todas as cepas avaliadas apresentaram susceptibilidade à ação combinada do óleo essencial com os antibióticos testados. Os resultados obtidos indicam ser promissora a utilização de óleo essencial de alecrim em associação com antibióticos no combate a bactérias patogênicas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daniele Silva Ribeiro, Universidade Federal da Bahia

Discente, Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos, Faculdade de Farmácia, Universidade Federal da Bahia, UFBA. Salvador, BA.

Daniela Benevides Melo, Universidade Federal da Bahia

Discente, Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos, Faculdade de Farmácia, Universidade Federal da Bahia, UFBA. Salvador, BA.

Alaíse Gil Guimarães, Universidade Federal da Bahia

Profª Drª Deptº de Análises Bromatologicas, Faculdade de Farmácia, UFBA. Salvador, BA.

Eudes Silva Velozo, Universidade Federal da Bahia

Prof. Dr. Deptº de Medicamentos, Faculdade de Farmácia, UFBA. Salvador, BA.

Downloads

Publicado

2012-05-14

Como Citar

Ribeiro, D. S., Melo, D. B., Guimarães, A. G., & Velozo, E. S. (2012). Avaliação do óleo essencial de alecrim (Rosmarinus officinalis L.) como modulador da resistência bacteriana. Semina: Ciências Agrárias, 33(2), 687–696. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n2p687

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)