Morfometria dos frutos e germinação de sementes de Campomanesia xanthocarpa O. BERG

Autores

  • Neusa Francisca Michelon Herzog Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Marlene de Matos Malavasi Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Ubirajara Contro Malavasi Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n4p1359

Palavras-chave:

Guabiroba, Amadurecimento do fruto, Temperatura, Substrato, Fotoperíodo.

Resumo

O ensaio objetivou quantificar a morfometria de frutos e sementes e comparar os efeitos do substrato e do fotoperiodo na germinação de Campomanesia xanthocarpa O. BERG em função do estádio de maturação do fruto com estruturas reprodutivas coletadas de oito matrizes adultas no oeste do Paraná em setembro de 2005 e de 2006. Os frutos foram separados em três estádios de amadurecimento de acordo com a coloração do epicarpo com auxílio da carta de cores de MUNSELL recebendo a denominação de verde-escuro, amarelo-laranja e laranja intenso. As sementes foram extraídas dos frutos com água corrente e secas à sombra. As quantificações incluíram as dimensões morfométricas, assim como a massa e o teor de água de frutos e sementes. Além disto, verificou-se a germinação das sementes em substratos de areia e papel e o efeito da presença ou ausência de fotoperíodo nos três estádios de maturação. A germinação da semente foi considerada desde a emissão da radícula até a emissão dos protófilos, sendo a plântula considerada estabelecida quando os protófilos estavam totalmente expandidos. Não houve diferença significativa na massa do fruto inteiro, assim como no diâmetro e no comprimento dos frutos dos diferentes estádios. Os frutos de C. xanthocarpa apresentaram variações decrescentes no teor de umidade da massa fresca, a partir do estádio verde-escuro. A semeadura sobre papel a 25ºC foi indiferente à presença de fotoperíodo e resultou na maior e mais rápida germinação. O maior potencial fisiológico foi alcançado com sementes extraídas de frutos com pericarpo de cor amarelo-laranja.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Neusa Francisca Michelon Herzog, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Bióloga, Doutoranda em Agronomia, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Campus de Marechal Cândido Rondon.

Marlene de Matos Malavasi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Profª da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Marechal Cândido Rondon.

Ubirajara Contro Malavasi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Prof. da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Marechal Cândido Rondon.

Downloads

Publicado

2012-08-28

Como Citar

Herzog, N. F. M., Malavasi, M. de M., & Malavasi, U. C. (2012). Morfometria dos frutos e germinação de sementes de Campomanesia xanthocarpa O. BERG. Semina: Ciências Agrárias, 33(4), 1359–1366. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n4p1359

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)