Intoxicação por metronidazol em cão – relato de caso

Autores

  • Marta Cristina Thomas Heckler Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Carla Cristina Machado Riani Costa Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Hugo Riani Costa Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Rogério Martins Amorim Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n4p1531

Palavras-chave:

Cães, Neurologia, Sistema nervoso, Toxicidade de drogas.

Resumo

O metronidazol é um antibiótico nitronidazólico usado na medicina veterinária para o tratamento de uma variedade de doenças. A causa da neurotoxicidade pelo metronidazol ainda não foi determinada. Relata-se o caso de um cão, fêmea, da raça Teckel, de cinco anos de idade, com histórico de dorsoflexão da cauda, ataxia, rigidez de musculatura, decúbito, nistagmo vertical, apatia e anorexia, que estava sendo medicada há sete dias com metronidazol em dose maior que a máxima recomendada, sendo que os sinais neurológicos iniciaram-se após esse período. As alterações neurológicas foram compatíveis com disfunção vestibular central causada pelo metronidazol, tais como ataxia e nistagmo vertical. Além das alterações neurológicas, o quadro de anorexia e apatia é condizente com a administração de doses excessivas do fármaco. O diagnóstico da intoxicação por metronidazol é baseado na história de administração de doses normais a aumentadas, nos sinais clínicos e na resolução destes após a suspensão da droga. Geralmente, o prognóstico é favorável após a suspensão do medicamento e com o diagnóstico precoce. Alguns cães podem morrer e outros podem se recuperar completamente. O cão apresentou resolução completa do quadro de neurotoxicose após a suspensão da terapia e o tratamento de suporte. Os médicos veterinários devem estar alertas sobre as complicações potenciais associadas ao uso deste medicamento, bem como limitar seu uso crônico ou em altas doses para os casos mais graves, e diagnosticar o problema o mais rápido possível para instituir o tratamento precocemente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marta Cristina Thomas Heckler, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Discente da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, UNESP, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Botucatu, SP.

Carla Cristina Machado Riani Costa, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Discente da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, UNESP, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Botucatu, SP.

Hugo Riani Costa, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Pesquisador Médico Veterinário Autônomo, UNESP, Botucatu, SP.

Rogério Martins Amorim, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Prof. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, UNESP, Botucatu, SP.

Downloads

Publicado

2012-08-29

Como Citar

Heckler, M. C. T., Costa, C. C. M. R., Costa, H. R., & Amorim, R. M. (2012). Intoxicação por metronidazol em cão – relato de caso. Semina: Ciências Agrárias, 33(4), 1531–1538. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n4p1531

Edição

Seção

Relatos de Casos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)