Germinação de sementes de pinhão manso em diferentes temperaturas, luz e substratos

Autores

  • Luiz Carlos Pascuali Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Fabrício Schwanz da Silva Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Alexandre Gonçalves Porto Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Armando da Silva Filho Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Geri Eduardo Meneghello Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n4p1435

Palavras-chave:

Biodiesel, IVG, Jatropha curcas L. e oleaginosa.

Resumo

A cultura do pinhão manso (Jatropha curcas L.) vem ganhando destaque nos últimos anos pelo seu uso como matéria prima para a produção de biodiesel. Sua reprodução pode ser realizada por estacas e/ou sementes. Neste contexto, se desenvolveu o presente estudo com o objetivo de avaliar o efeito do substrato, temperatura e luz sob a germinação e índice de velocidade de germinação (IVG) de sementes de pinhão manso. O delineamento experimental utilizado foi o fatorial do tipo 4x2x2 sendo quatro temperaturas (25, 30, 35 e 40 °C) dois substratos (areia e papel) e duas condições de luz (presença e ausência), com três repetições por tratamento. As maiores percentagens de germinação foram obtidas com as temperaturas de 25, 30 e 35 °C com luz e 30 ºC na ausência de luz para o substrato areia. Com a temperatura de 30 °C tanto na presença como na ausência de luz, para o substrato papel. A semeadura entre areia sem luz na temperatura de 30 °C foi a que melhor promoveu o desenvolvimento das plântulas, com maior IVG. A combinação do substrato entre areia, temperatura de 30 °C e ausência de luz é a melhor condição para avaliação da germinação e IVG de sementes de pinhão manso.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luiz Carlos Pascuali, Universidade do Estado de Mato Grosso

Prof. do Deptº de Engenharia de Produção Agroindustrial da Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT. Campus de Barra do Bugres.

Fabrício Schwanz da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso

Prof. do Deptº de Engenharia de Produção Agroindustrial da Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT. Campus de Barra do Bugres.

Alexandre Gonçalves Porto, Universidade do Estado de Mato Grosso

Prof. do Deptº de Engenharia de Produção Agroindustrial da Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT. Campus de Barra do Bugres.

Armando da Silva Filho, Universidade do Estado de Mato Grosso

 Prof. do Deptº de Ciência da Computação da UNEMAT. Campus de Barra do Bugres.

Geri Eduardo Meneghello, Universidade Federal de Pelotas

Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel da Universidade Federal de Pelotas, UFPel, Pelotas, RS.

Downloads

Publicado

2012-08-28

Como Citar

Pascuali, L. C., Silva, F. S. da, Porto, A. G., Silva Filho, A. da, & Meneghello, G. E. (2012). Germinação de sementes de pinhão manso em diferentes temperaturas, luz e substratos. Semina: Ciências Agrárias, 33(4), 1435–1440. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n4p1435

Edição

Seção

Comunicações

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)