Atividade enzimática do solo sob sistema de produção orgânica e convencional na cultura da cana-de-açúcar em Goiás

Autores

  • Cristiano Ramos Evangelista SEBRAE
  • Fábio Luiz Partelli Universidade Federal do Espírito Santo
  • Enderson Petrônio de Brito Ferreira Embrapa Arroz e Feijão
  • Vládia Correchel Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n4p1251

Palavras-chave:

B-glicosidase, Atividade enzimática total, Manejo orgânico, Mineralização do carbono, Fósforo orgânico, Fosfatase ácida.

Resumo

Objetivou-se avaliar a atividade das enzimas ligadas ao ciclo do carbono, à mineralização do fósforo e atividade enzimática total do solo cultivado com cana-de-açúcar orgânica certificada com e sem revolvimento do solo, orgânica em certificação, convencional com e sem queima da palhada e uma área remanescente de Cerrado no município de Goiatuba, GO, Brasil. Foi realizada coleta de solo em março (período chuvoso) e setembro (período de estiagem) de 2009, na profundidade de 0-10 cm, para análises de matéria orgânica, pH, P, granulometria e atividade enzimática total, ?-glicosidase e fosfatase ácida. Os dados foram submetidos às análises descritiva e multivariada. O sistema de produção orgânico certificado de cana-de-açúcar sem revolvimento do solo apresentou maiores níveis de atividade da ?-glicosidase, indicando maior ciclagem da matéria orgânica em relação aos outros sistemas. Os maiores valores de fosfatase ácida foram observados nas coletas amostradas no período chuvoso na área remanescente de Cerrado, seguido pelo sistema de produção orgânico certificado sem revolvimento do solo. Menor atividade enzimática total foi observada no sistema que utiliza a queima da palhada antes da colheita. O solo remanescente de Cerrado seguido pelo sistema orgânico certificado de cana-de-açúcar sem revolvimento apresentaram os melhores indicadores de qualidade de solo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cristiano Ramos Evangelista, SEBRAE

 Engº Agrº, Consultor do SEBRAE/GO, Goiânia, GO.

Fábio Luiz Partelli, Universidade Federal do Espírito Santo

D.Sc., Prof. da Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Centro Universitário Norte do Espírito Santo. Rod. BR 101 Norte, Km. 60, Bairro Litorâneo, 29932-540, São Mateus, ES.

Enderson Petrônio de Brito Ferreira, Embrapa Arroz e Feijão

D.Sc., Pesq. da Embrapa Arroz e Feijão, Santo Antônio de Goiás, GO.

Vládia Correchel, Universidade Federal de Goiás

D.Sc., Prof. da Universidade Federal de Goiás, UFG, Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos, Goiânia, GO.

Downloads

Publicado

2012-08-28

Como Citar

Evangelista, C. R., Partelli, F. L., Ferreira, E. P. de B., & Correchel, V. (2012). Atividade enzimática do solo sob sistema de produção orgânica e convencional na cultura da cana-de-açúcar em Goiás. Semina: Ciências Agrárias, 33(4), 1251–1262. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n4p1251

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>