Emprego de GPR no estudo de solos e sua correlação com métodos laboratoriais

Autores

  • Everson Cezar Universidade Estadual de Maringá
  • Marcos Rafael Nanni Universidade Estadual de Maringá
  • Marcelo Luiz Chicati Universidade Estadual de Maringá
  • Roney Berti Oliveira Centro Universitário de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n3p979

Palavras-chave:

Constante dielétrica, Georadar, Porosidade total, Umidade volumétrica.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar algumas propriedades físicas do solo utilizando o georadar associado à equação CRIM, assim como, sua correlação com os métodos laboratoriais. Foram obtidas amostras de solos deformadas e indeformadas em dois transectos, até a profundidade de 0,5 m para determinação da umidade volumétrica e da porosidade total do solo por métodos laboratoriais. Nestes mesmos locais e profundidades foram feitas investigações com o georadar para determinação da constante dielétrica do solo (k) a qual foi aplicada à equação semi-empírica CRIM para determinação de porosidade total e posteriormente umidade volumétrica. A análise estatística realizada por meio do (“teste t”) mostrou a existência de diferença significativa ao nível de 5% entre os resultados de porosidade total e umidade volumétrica obtidos por métodos laboratoriais e geofísicos, sendo estes, influenciados pela elevada quantidade de argila e de potássio em solução, proveniente da adubação e aplicação de vinhaça. A correlação obtida entre os parâmetros estimados com o GPR e os conseguidos com as análises laboratoriais foi baixa, (r = 0,58 para porosidade total e r = 0,59 para umidade volumétrica), mostrando a dificuldade em se determinar propriedades físicas por meio de tais técnicas geofísicas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Everson Cezar, Universidade Estadual de Maringá

Engº. Agrº Doutorando em Agronomia, Universidade Estadual de Maringá, UEM, Programa de Pós-graduação em Agronomia, PGA, Av. Colombo, 5790, CEP 87020-900, Maringá, PR.

Marcos Rafael Nanni, Universidade Estadual de Maringá

Prof. Dr. PGA, Universidade Estadual de Maringá, UEM.

Marcelo Luiz Chicati, Universidade Estadual de Maringá

Prof. Dr. DEC, Universidade Estadual de Maringá, UEM.

Roney Berti Oliveira, Centro Universitário de Maringá

Prof. Dr. CESUMAR, Centro Universitário de Maringá, Maringá, PR.

Downloads

Publicado

2012-06-28

Como Citar

Cezar, E., Nanni, M. R., Chicati, M. L., & Oliveira, R. B. (2012). Emprego de GPR no estudo de solos e sua correlação com métodos laboratoriais. Semina: Ciências Agrárias, 33(3), 979–988. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n3p979

Edição

Seção

Artigos