Embalagem ativa para alface americana (Lactuca sativa L.) minimamente processada

Autores

  • Tatiana Marin Universidade Estadual de Londrina
  • Jonatas Renan Montanucci Universidade Estadual de Londrina
  • Marta de Toledo Benassi Universidade Estadual de Campinas
  • Fábio Yamashita Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n3p653

Palavras-chave:

Filmes biodegradáveis, Vida útil, Pós-colheita

Resumo

O processamento mínimo de produtos hortícolas agrega valor à matéria-prima e são convenientes ao consumidor, devido à facilidade de preparo e consumo. O objetivo do trabalho foi desenvolver uma embalagem ativa para alface americana (Lactuca sativa L.) minimamente processada visando o aumento da vida útil. Foi definida uma metodologia de processamento mínimo e a qualidade do produto foi acompanhada através de avaliação sensorial, físico-química e microbiológica. As cabeças de alface foram desfolhadas, selecionadas, pré-lavadas, sanificadas (100 ppm de cloro ativo) por 15 minutos e centrifugadas. As folhas foram acondicionadas em potes de polipropileno contendo sachês com 1-metilciclopropeno (1-MCP) e seladas com filme biodegradável de amido. Logo após o processamento, o produto foi armazenado a 4ºC por 12 dias. Periodicamente amostras foram avaliadas sensorialmente (aparência e intenção de compra) e foram determinados os teores de sólidos solúveis e vitamina C, pH, textura, cor, perda de massa e contagem total de microrganismos mesófilos, psicrotróficos, bactérias láticas, bolores e leveduras. O uso de 1-MCP na forma de sachê não aumentou a vida útil da alface em relação ao controle, mas o processamento mínimo associado à embalagem selada com filme biodegradável é uma técnica viável, pois o produto apresentou boa aceitação sensorial, contaminação microbiológica baixa e vida de prateleira de 5 dias a 4oC.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tatiana Marin, Universidade Estadual de Londrina

Mestrado em Ciências de Alimentos- UEL; Especialização em Gestão de Qualidade de Alimentos –UEL; Graduação em Nutrição. Centro de Estudos Superiores de Londrina, CESULON. Faculdade de Apucarana: Coordenação Curso de Nutrição; Ensino, Turismo com ênfase em Hotelaria.

Jonatas Renan Montanucci, Universidade Estadual de Londrina

Graduação em Química pela Universidade Estadual de Londrina.

Marta de Toledo Benassi, Universidade Estadual de Campinas

Doutorado em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas; Professor Associado da Universidade Estadual de Londrina.

Fábio Yamashita, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Engenharia de Alimentos pela UNICAMP e docente da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2010-09-01

Como Citar

Marin, T., Montanucci, J. R., Benassi, M. de T., & Yamashita, F. (2010). Embalagem ativa para alface americana (Lactuca sativa L.) minimamente processada. Semina: Ciências Agrárias, 31(3), 653–660. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n3p653

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>