Tolerância à dessecação em sementes de Bunchosia armenica (Cav.) DC.

Autores

  • Kelina Bernardo Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Edna Ursulino Alves Universidade Federal da Paraíba
  • Riselane de Lucena Alcantara Bruno Universidade Federal da Paraíba
  • Edson de Almeida Cardoso Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n4p1403

Palavras-chave:

Secagem, Ameixa-do-pará, Vigor, Frutífera exótica.

Resumo

As sementes têm comportamentos diferenciados quanto à tolerância à perda de umidade. Com o objetivo de determinar a tolerância à dessecação em sementes de Bunchosia armenica (Cav.) DC. (ameixa-dopará) foi coletado um lote de frutos desta espécie no município de Areia-PB. Após o despolpamento manual as sementes foram expostas para a secagem, sobre papel toalha, em condições de laboratório (22 ºC e 85% UR) e casa de vegetação (24 ºC e 80% UR). Os tratamentos consistiram na amostragem para a determinação do teor de água e testes de emergência de plântulas no início do experimento e após 24, 48, 72, 96 e 120 horas. O teor de água foi avaliado pelo método da estufa a 105 ± 3º C por 24 horas utilizando-se quatro repetições de 10 sementes para cada tratamento. O teste de emergência de plântulas foi conduzido em casa de vegetação, com quatro repetições de 25 sementes. A contagem de plântulas emergidas foi realizada a cada dois dias, por um período de 35 dias e calculado o IVE, comprimento e a massa seca das plântulas. A secagem das sementes de B. armenica, em ambos os ambientes é viável por até 24 horas; Após 24 horas de secagem o teor de água das sementes é reduzido de 62,6% para 57%, sendo este considerado o nível crítico para a dessecação de sementes de ameixa-do-pará em ambos ambientes; Sementes de ameixa-do-pará são dispersas com teor de água muito elevado, e uma pequena redução neste valor compromete sua qualidade fisiológica, permitindo caracterizar as sementes desta espécie como recalcitrantes.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Kelina Bernardo Silva, Universidade Federal da Paraíba

Engª Agrª, Drª em Agronomia, Bolsista CAPES, Depto. de Fitotecnia, CCA, Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Areia, PB.

Edna Ursulino Alves, Universidade Federal da Paraíba

Profª. Adjunta do Deptº. de Fitotecnia, CCA, UFPB, Areia, PB.

Riselane de Lucena Alcantara Bruno, Universidade Federal da Paraíba

Profª. Adjunta do Deptº. de Fitotecnia, CCA, UFPB, Areia, PB.

Edson de Almeida Cardoso, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Agronomia Deptº. de Fitotecnia, CCA,UFPB, Areia, PB.

Downloads

Publicado

2012-08-28

Como Citar

Silva, K. B., Alves, E. U., Bruno, R. de L. A., & Cardoso, E. de A. (2012). Tolerância à dessecação em sementes de Bunchosia armenica (Cav.) DC. Semina: Ciências Agrárias, 33(4), 1403–1410. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n4p1403

Edição

Seção

Comunicações

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>