Cultivo consorciado de milho com amendoim forrageiro e calopogônio e os efeitos na cultura da soja em rotação

Autores

  • Núbia Maria Correia Universidade Estadual Paulista
  • Welder Eduardo Fuzita Syngenta
  • Bruno Daniel Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n2p575

Palavras-chave:

Arachis pinto, Calopogonium muconoides, Glycine max, Integração agricultura-pecuária, Plantio direto, Zea mays.

Resumo

Objetivou-se estudar o consórcio de milho com amendoim forrageiro (Arachis pintoi cv. MG-100) e milho com calopogônio (Calopogonium muconoides), quanto ao desenvolvimento das plantas de milho, à produção de matéria seca pelas forrageiras, à infestação de plantas daninhas e o efeito desse sistema de produção na produtividade da soja em rotação. O experimento foi desenvolvido em campo, no período de dezembro de 2008 a abril de 2010, em área experimental da UNESP, Campus de Jaboticabal, SP. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com quatro repetições, em esquema de parcela subdividida 2 x 4 +1. Foram estudadas duas espécies forrageiras (amendoim forrageiro e calopogônio) semeadas nas parcelas, quatro quantidades de sementes (400, 800, 1200 e 1600 pontos de valor cultural ha-1) nas subparcelas e um tratamento adicional, representado pelo monocultivo do milho. O consórcio de milho com amendoim forrageiro e calopogônio não interferiu no desenvolvimento do milho em relação ao milho solteiro. O calopogônio teve maior densidade e matéria seca da parte aérea de plantas do que o amendoim forrageiro. O número de plantas e a matéria seca de calopogônio aumentaram linearmente com o aumento da quantidade de sementes semeada nas parcelas. Essas variáveis não foram influenciadas pela densidade de semeadura de amendoim forrageiro. A produção de palha pelas espécies forrageiras estudadas, antecedendo à cultura da soja em rotação, foi inexpressiva (menos de 1,1 toneladas por hectare). Os tratamentos de consórcio não afetaram a ocorrência de plantas daninhas e a produtividade da soja em rotação.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Núbia Maria Correia, Universidade Estadual Paulista

Prof.ª Drª. da Universidade Estadual Paulista, UNESP, Campus de Jaboticabal, Via de Acesso Prof. Paulo Donato Castellane, s/n., CEP: 14.884-900. Jaboticabal, SP.

Welder Eduardo Fuzita, Syngenta

Engº. Agrº, da Syngenta. Maringá, PR.

Bruno Daniel, Universidade Estadual Paulista

Graduando em Agronomia da UNESP. Campus de Jaboticabal.

Downloads

Publicado

2012-05-14

Como Citar

Correia, N. M., Fuzita, W. E., & Daniel, B. (2012). Cultivo consorciado de milho com amendoim forrageiro e calopogônio e os efeitos na cultura da soja em rotação. Semina: Ciências Agrárias, 33(2), 575–586. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n2p575

Edição

Seção

Artigos