Qualidade de sementes de soja colhidas de forma manual e mecânica com diferentes teores de água

Autores

  • Tereza Cristina de Carvalho Universidade de São Paulo
  • Ana Dionisia da Luz Coelho Novembre Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n1p155

Palavras-chave:

Glycine max, Viabilidade, Vigor, Armazenamento.

Resumo

A colheita é uma das principais etapas no processo de produção de sementes de soja. O momento adequado para se efetuar a colheita pode variar em função do tipo de colheita e do grau de umidade das sementes. Neste sentido, o objetivo dessa pesquisa foi determinar as alterações fisiológicas de sementes de soja colhidas de forma manual e mecânica com diferentes teores de água. Para tanto, utilizaram-se sementes das cultivares Embrapa 48 e FTS Águia, que têm diferenças no teor de lignina do tegumento, colhidas de forma manual e mecanicamente com 18,0; 15,0 e 12,0% de água. Após a colheita, as sementes foram submetidas à secagem, e a qualidade das sementes foi avaliada pelos testes de germinação, emergência de plântulas, tetrazólio (viabilidade e vigor), envelhecimento acelerado e índice de velocidade de emergência de plântula. Em seguida, as sementes foram armazenadas (20 °C e 45% UR do ar) e analisadas logo após a colheita e aos seis meses de armazenamento. Os resultados obtidos indicam que o parâmetro fisiológico das sementes de soja, não é afetado, quando: se realiza colheita manual com grau de umidade das sementes de 11,4% a 18,4%; e para sementes colhidas à máquina, com grau de umidade entre 12,0% a 15,9%; mantendo a qualidade fisiológica mesmo após seis meses de armazenamento.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tereza Cristina de Carvalho, Universidade de São Paulo

Engª Agr.ª, M.Sc., Doutoranda em Agronomia, Produção Vegetal, Universidade Federal do Paraná, UFPR. Curitiba, PR. Bolsista da CAPES.

Ana Dionisia da Luz Coelho Novembre, Universidade de São Paulo

Prof. Associado, Deptº de Produção Vegetal, Universidade de São Paulo, USP/ESALQ, Piracicaba, SP.

Downloads

Publicado

2012-04-05

Como Citar

Carvalho, T. C. de, & Novembre, A. D. da L. C. (2012). Qualidade de sementes de soja colhidas de forma manual e mecânica com diferentes teores de água. Semina: Ciências Agrárias, 33(1), 155–156. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n1p155

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.