Colonização micorrízica, densidade de esporos e diversidade de fungos micorrízicos arbusculares em solo de Cerrado sob plantio direto e convencional

Autores

  • Guilherme Augusto Robles Angelini Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Arcângelo Loss Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Marcos Gervasio Pereira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • José Luiz Rodrigues Torres Instituto Federal de Educação
  • Orivaldo José Saggin Júnior Embapa Agrobiologia

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n1p115

Palavras-chave:

Sistema plantio direto, Culturas do milho e da soja, Plantas de cobertura, Indicadores de qualidade do solo.

Resumo

A busca da sustentabilidade na produção agrícola através de manejos conservacionistas, como o sistema plantio direto, tem favorecido os processos bioquímicos do solo como dos fungos micorrízicos arbusculares (FMAs), os quais promovem um aumento expressivo da superfície específica de absorção do sistema radicular das plantas. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a colonização micorrízica, densidade de esporos e a diversidade de FMAs na rizosfera de milho e soja cultivados sob plantio direto com diferentes plantas de cobertura e comparadas a uma área de preparo convencional e pousio, em Uberaba, MG. As culturas de milho e soja foram rotacionadas com milheto, crotalária e braquiária. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com parcelas subdivididas. O experimento foi implantado em 2000 e, em 2007 avaliou-se a colonização radicular por FMAs (COL) e densidade de esporos no solo (ESP) nas profundidades de 0,0-0,05 m e 0,05-0,10 m, já a avaliação da diversidade de FMAs foi na profundidade de 0,0-0,10 m. Verificou-se que houve efeito significativo das culturas sobre COL e ESP. Entretanto, o efeito das coberturas e do manejo foi verificado apenas em 0,0-0,05 m. As raízes de milho apresentam maiores porcentagens de COL e ESP quando comparado com a soja, para as coberturas de braquiária e milheto. A colonização micorrízica da soja e do milho na área de Cerrados foi  acima de 80% para soja e 95% para o milho. O sistema de preparo convencional do solo apresentou o menor número de espécies de FMAs em relação às coberturas de milheto e braquiária, em sistema plantio direto com milho e soja. A análise de componentes principais com algumas variáveis químicas, físicas e biológicas do solo evidencia a separação das áreas avaliadas, sendo as variáveis COL e ESP eficientes na separação das áreas em cultivo, para as condições do presente estudo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Guilherme Augusto Robles Angelini, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Engo Agro, Doutorando em Fitotecnia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Deptº de Fitotecnia, Seropédica, RJ.

Arcângelo Loss, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Engo Agro, Prof. Dr. em Ciência do Solo, Instituto de Agronomia, UFRRJ, Deptº. Solos, Seropédica, RJ.

Marcos Gervasio Pereira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Engo Agro, Prof. Dr. em Ciência do Solo, Instituto de Agronomia, UFRRJ, Deptº. Solos, Seropédica, RJ.

José Luiz Rodrigues Torres, Instituto Federal de Educação

Engo Agro, Prof. Dr. do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, Campus Uberaba, Uberaba, MG.

Orivaldo José Saggin Júnior, Embapa Agrobiologia

Engo Agro, Pesquisador Dr. da Embrapa Agrobiologia, Seropédica, RJ.

Downloads

Publicado

2012-04-05

Como Citar

Angelini, G. A. R., Loss, A., Pereira, M. G., Torres, J. L. R., & Saggin Júnior, O. J. (2012). Colonização micorrízica, densidade de esporos e diversidade de fungos micorrízicos arbusculares em solo de Cerrado sob plantio direto e convencional. Semina: Ciências Agrárias, 33(1), 115–130. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n1p115

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>