Soroaglutinação para brucelose humana em populações profissionalmente expostas no norte do Paraná e Jaguaruana – Ceara

Autores

  • Shiduca Itow Jankevicius Universidade Estadual de Londrina
  • José Vítor Jankevicius Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.1984v5n16p48

Palavras-chave:

Brucelose humana, Testes de soroaglutinação, Moléstia profissional, Transmissão alimentar.

Resumo

A soroaglutinação para brucelose humana em tubo, em placa e o "Card-test" foi aplicada a 1662 amostras de soro procedentes de trabalhadores em frigoríficos e de populações rurais do Norte do Paraná e do Estado do Ceará. Os resultados mostraram índices de prevalência médios de 5% para trabalhadores em frigoríficos e 2,2% para populações rurais do Paraná. No Estado do Ceará, a prevalência média foi de 11,2% para habitantes de perímetros irrigados com atividade agropecuária e de 9,1% para populações rurais. A distribuição por sexo, no Paraná, indicou 7,6% de reagentes no masculino e 3,4% no feminino, enquanto no Ceará, a prevalência foi praticamente igual nos dois sexos (10,6% no masculino e 10,7% no feminino). Reações positivas em crianças de tenra idade e em mulheres permitem caracterizar a brucelose humana como doença de transmissão essencialmente alimentar nas populações analisadas no Estado do Ceará, enquanto apresenta características de doença profissional no Paraná.

 

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Shiduca Itow Jankevicius, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Patologia Geral - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas do Centro de Ciências Biológicas - Universidade Estadual de Londrina.

José Vítor Jankevicius, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Patologia Geral - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas do Centro de Ciências Biológicas - Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

1984-01-18

Como Citar

Jankevicius, S. I., & Jankevicius, J. V. (1984). Soroaglutinação para brucelose humana em populações profissionalmente expostas no norte do Paraná e Jaguaruana – Ceara. Semina: Ciências Agrárias, 5(16), 48–51. https://doi.org/10.5433/1679-0359.1984v5n16p48