Teores de pigmentos fotossintéticos, taxa de fotossíntese e estrutura de cloroplastos de plantas jovens de Mikania laevigata Schultz Bip. ex Baker cultivadas sob malhas coloridas

Autores

  • Girlene Santos de Souza Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Evaristo Mauro de Castro Universidade Federal de Lavras
  • Ângela Maria Soares Universidade Federal de Lavras
  • Anacleto Ranulfo dos Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Eduardo Alves Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n4Sup1p1843

Palavras-chave:

Guaco, Qualidade de luz, Intensidade de luz, Sombreamento.

Resumo

O guaco (Mikania laevigata) é uma planta medicinal, usada para o tratamento de febre, reumatismo, gripe e doenças do trato respiratório. O entendimento do comportamento fisiológico dessa espécie e as suas respostas às condições do ambiente tornam-se necessários ao aperfeiçoamento dos métodos de cultivo. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar os efeitos do sombreamento com uso de malhas coloridas na concentração de pigmentos fotossintéticos, na taxa de fotossíntese e na ultra-estrutura de cloroplastos de plantas de Mikania laevigata. As plantas foram cultivadas por quatro meses sob malhas de 50% de sombreamento nas cores azul, vermelha e cinza e a pleno sol (0%). As plantas mantidas a pleno sol tiveram os menores teores de clorofila a e b e o menor teor de carotenóides, enquanto aquelas cultivadas sob malha azul tiveram a maior concentração de clorofilas a e b. A menor densidade de cloroplastos foi encontrada nas plantas cultivadas a pleno sol. Nos tratamentos com 50% de sombreamento, foram verificados cloroplastos mais alongados. Com relação à taxa de fotossíntese potencial, não foi observada nenhuma diferença significativa entre plantas crescidas sob as malhas vermelha, cinza e azul, fato que leva a acreditar que o espectro diferenciado transmitido pelas malhas coloridas não interferiu no aparelho fotossintético do guaco.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Girlene Santos de Souza, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Profa Adjunto do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB. Rua Rui Barbosa, 710, Centro, Cruz das Almas, BA, CEP 44.380-000.

Evaristo Mauro de Castro, Universidade Federal de Lavras

Prof. Adjunto do Deptº de Biologia, Universidade Federal de Lavras, UFLA. Campus Universitário, C P 3037, Lavras, MG, CEP 37.200-000.

Ângela Maria Soares, Universidade Federal de Lavras

Profª. Adjunto do Deptº de Biologia, Universidade Federal de Lavras, UFLA. Campus Universitário, C P 3037, Lavras, MG, CEP 37.200-000.

Anacleto Ranulfo dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Prof. Associado do CCAAB/UFRB, Cruz das Almas, BA.

Eduardo Alves, Universidade Federal de Lavras

Prof. Adjunto do Deptº de Fitopatologia, UFLA, Lavras, MG, CEP 37.200-000

 

Downloads

Publicado

2011-12-06

Como Citar

Souza, G. S. de, Castro, E. M. de, Soares, Ângela M., Santos, A. R. dos, & Alves, E. (2011). Teores de pigmentos fotossintéticos, taxa de fotossíntese e estrutura de cloroplastos de plantas jovens de Mikania laevigata Schultz Bip. ex Baker cultivadas sob malhas coloridas. Semina: Ciências Agrárias, 32(4Sup1), 1843–1854. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n4Sup1p1843

Edição

Seção

Comunicações

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)