Acúmulo de massa seca e de nutrientes em gliricídia em resposta ao estresse hídrico e a doses de fósforo

Autores

  • Antonio Lucineudo Oliveira de Freire Universidade Federal de Campina Grande
  • Douglas Alexandre Saraiva Leão Universidade Federal de Campina Grande
  • José Romilson Paes de Miranda Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n1p19

Palavras-chave:

Nutrição mineral, Adubação fosfatada, Leguminosa forrageira.

Resumo

Dentre os fatores que mais têm limitado o crescimento vegetal e a produção agrícola nas regiões tropicais estão a baixa disponibilidade de fósforo e o estresse hídrico. Esses fatores assumem proporção ainda maior na região semiárida do Nordeste do Brasil. Em função disso, conduziu-se um experimento com o objetivo de avaliar o efeito de doses de fósforo e dois regimes hídricos nos acúmulos de massa seca da parte aérea (MSPA) e de nutrientes em plantas de gliricídia. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados, disposto em esquema fatorial 2 x 4, correspondendo a dois regimes hídricos (com e sem estresse hídrico) e quatro doses de fósforo (0, 50, 100 e 150 mg dm-³ de P). As plantas cresceram em vasos plásticos contendo 9 kg de solo e o estresse hídrico foi imposto através da suspensão da irrigação, aos 45 dias após a emergência, permanecendo durante 15 dias nessa condição. Foram analisadas a matéria seca das plantas e os conteúdos de N, P, K, Ca, Mg, S, Fe, Mn, Cu e Zn na parte aérea. O estresse hídrico reduziu a produção de massa seca e o acúmulo de N e Zn, e aumentou o acúmulo de P, S e Cu na MSPA das plantas. A adubação fosfatada aumentou o acúmulo de N, P, Ca, S, Mn e Fe na MSPA das plantas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Antonio Lucineudo Oliveira de Freire, Universidade Federal de Campina Grande

Engº Agrº, Prof. Dr. Associado, Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Av. Universitária, s/n, B. Santa Cecília, CEP 58.708-110, Patos, PB.

Douglas Alexandre Saraiva Leão, Universidade Federal de Campina Grande

Licenciado em Ciências Agrárias, Mestre em Zootecnia.

José Romilson Paes de Miranda, Universidade Federal de Campina Grande

Engº Agrº, Prof. Dr. Associado, UFCG, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, R. Luiz Grande, s/n, CEP 58.540-000, Sumé, PB.

Downloads

Publicado

2012-04-05

Como Citar

Freire, A. L. O. de, Leão, D. A. S., & Miranda, J. R. P. de. (2012). Acúmulo de massa seca e de nutrientes em gliricídia em resposta ao estresse hídrico e a doses de fósforo. Semina: Ciências Agrárias, 33(1), 19–26. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n1p19

Edição

Seção

Artigos