Efeito alelopático do extrato aquoso de folhas de girassol sobre a germinação de soja e picão-preto

Autores

  • Jaqueline Malagutti Corsato Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Andréa Maria Teixeira Fortes Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Márcia Santorum Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Raquel Leszczynski Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n2p353

Palavras-chave:

Helianthus annus L., Alelopatia, Glycine max (L.) Merrill, Bidens pilosa L

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito alelopático do extrato aquoso de folhas frescas de girassol sobre a germinação das sementes e desenvolvimento inicial das plântulas das cultivares de soja (Glycine max (L.) Merrill) convencional (CD232), transgênica (CD213RR) e uma de suas invasoras, o picão preto (Bidens pilosa L.). Os experimentos foram realizados no Laboratório de Fisiologia Vegetal da Universidade Estadual do Oeste do Paraná no ano de 2007. As folhas de girassol colhidas na época da floração foram trituradas com o auxílio de um liquidificador na proporção de 200g/1L de água destilada resultando no extrato bruto (100%). A partir do extrato bruto foram feitas as diluições de 80%, 60%, 40% e 20%, sendo utilizado como testemunha apenas água destilada. Após análise estatística (Tukey 5% de probabilidade), pode-se verificar que o extrato aquoso das folhas de girassol influenciou as variáveis analisadas para a soja cultivares CD323 e CD213RR, principalmente nas concentrações de 60%, 80% e 100%. As sementes de picão preto tiveram a porcentagem de germinação totalmente inibida quando aplicado o extrato aquoso a 40%, indicando que a palhada de girassol poderia servir como um herbicida natural, porém estudos em condições de campo devem ser realizados para a comprovação deste efeito.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jaqueline Malagutti Corsato, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Biológa, Mestranda do Curso de Ciências Biológicas – Botânica da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP Campus Botucatu, SP. Telefone: (14) 38116265.

Andréa Maria Teixeira Fortes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Bióloga, Dr., Professora adjunta do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE Campus Cascavel, PR.

Márcia Santorum, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Bióloga, Mestranda do Curso de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE Campus Cascavel, PR.

Raquel Leszczynski, Universidade Estadual de Maringá

Bióloga, Mestranda do Curso de Genética e Melhoramento da Universidade Estadual de Maringá – UEM Campus Maringá, PR.

Downloads

Publicado

2010-07-30

Como Citar

Corsato, J. M., Fortes, A. M. T., Santorum, M., & Leszczynski, R. (2010). Efeito alelopático do extrato aquoso de folhas de girassol sobre a germinação de soja e picão-preto. Semina: Ciências Agrárias, 31(2), 353–360. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n2p353

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)